Campo Grande (MS), Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2025

Política / Câmara Federal

Mesa Diretora da Câmara cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Decisão assinada por Hugo Motta aponta excesso de faltas do filho de Jair Bolsonaro e condenação criminal do ex-chefe da Abin pela trama golpista

18/12/2025

18:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu, na tarde desta quinta-feira (18), cassar os mandatos de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ). A medida foi formalizada pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e publicada no Diário da Câmara no mesmo dia.

Eduardo Bolsonaro: perda automática por faltas

O mandato de Eduardo Bolsonaro foi declarado perdido por acúmulo de faltas não justificadas. O parlamentar está nos Estados Unidos desde fevereiro, sem autorização para exercer o mandato de forma remota. Após o término de um pedido inicial de licença, as ausências passaram a ser computadas.

A Constituição Federal prevê a perda automática do mandato para deputados que faltarem a mais de um terço das sessões deliberativas, dispensando análise pelo Conselho de Ética ou votação em plenário. Em 2025, a Câmara registrou 78 sessões, das quais Eduardo faltou a 63 (cerca de 81%).

Tentativas de manter a atuação à distância — como assumir a liderança da minoriaforam barradas pela Presidência da Câmara. “É impossível o exercício do mandato parlamentar fora do território nacional”, declarou Hugo Motta ao anunciar a abertura do procedimento.

Alexandre Ramagem: cassação por condenação definitiva

Alexandre Ramagem teve o mandato cassado em cumprimento à condenação criminal transitada em julgado no Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-diretor-geral da Abin recebeu pena de 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão, em regime inicial fechado, por participação na trama golpista de 2022.

Ramagem deixou o Brasil antes do fim do julgamento e está nos Estados Unidos. Segundo a Polícia Federal, ele é considerado foragido, e o Ministério da Justiça deve iniciar pedido de extradição.

Reações políticas

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), criticou a decisão, classificando-a como “grave” e afirmando que a Mesa teria retirado do plenário o direito de deliberar. Para aliados do presidente da Câmara, o rito adotado buscou cumprir a Constituição e evitar novo embate institucional com o Judiciário.

Efeitos imediatos

  • Não há votação em plenário para as perdas declaradas.

  • A Câmara comunicará a Justiça Eleitoral para convocação dos suplentes, conforme as coligações.

  • A cassação de Eduardo Bolsonaro não o torna inelegível automaticamente; eventual inelegibilidade dependerá de decisões do STF em processos em curso.

Contexto adicional

Eduardo Bolsonaro é réu no STF por suposta tentativa de coagir autoridades e influenciar processos relacionados ao pai, Jair Bolsonaro. Segundo a PGR, a atuação teria buscado pressionar instituições por meio de articulações internacionais. O julgamento ainda não foi marcado.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: