Campo Grande (MS), Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

Londrina reforça campanha contra a gripe com novo lote de vacinas

Lote com 35 mil doses permitiu reabrir a agenda de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde; até ontem foram aplicadas 178.439 doses em Londrina, que correspondem a 53,7% de cobertura vacinal do público-alvo

21/07/2021

10:00

SECOM

Dayane Albuquerque

©Vivian Honorato

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu um novo lote com 35 mil doses de vacinas contra a gripe que permitiu reabrir a agenda de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), dando continuidade à Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza.

Recentemente, campanha foi estendida para toda a população. Com isso, todas as pessoas acima de seis meses de idade podem se vacinar contra a gripe, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  As doses estão sendo aplicadas nas UBSs, com exceção das unidades respiratórias, que atendem exclusivamente os casos suspeitos de Covid-19, e as unidades que vacinam apenas contra a Covid-19. A campanha seguirá enquanto houver estoque do imunizante.

Para receber a dose, é necessário agendar data e o horário da aplicação. Apenas na UBS da Vila Casoni o agendamento está sendo feito pela internet, por meio do Portal da Prefeitura (clique aqui para ser direcionado). Nas outras unidades o agendamento deve ser feito por telefone. (Clique aqui para acessar os telefones e endereços de todas as UBSs).

No ato da imunização é necessário apresentar documento com foto e a carteira de vacinação, caso tenha. As crianças devem estar acompanhadas de seus pais ou responsáveis. A vacina da gripe é contraindicada para pessoas com alergia ao ovo ou ao látex.

O secretário municipal de Saúde de Londrina, Felippe Machado, ressaltou que é importante que as pessoas que ainda não se vacinaram contra a gripe aproveitem a oportunidade. “No caso das crianças, é fundamental que os pais e responsáveis garantam o direito sagrado que elas têm de tomar a vacina. O vírus da influenza é grave e que em casos mais extremos pode levar ao óbito”, ressaltou.

Como a vacinação contra a gripe coincide com a imunização contra a Covid-19, a recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações. Além disso, as pessoas que positivaram para a Covid-19 devem esperar quatro semanas do início dos sintomas ou da confirmação do diagnóstico para serem vacinadas contra a gripe.

A vacina ofertada pelo SUS é a trivalente, que protege contra as três cepas do vírus que tiveram maior circulação recentemente e são da linhagem A H1N1 e H3N2 e B/Victoria. A aplicação é em dose única, exceto para as crianças que receberem a vacina pela primeira vez. Neste caso, os pais ou responsáveis também precisam agendar a segunda dose.

Balanço parcial – Em Londrina, até o dia 20 de julho, foram aplicadas 178.439 doses, que correspondem a 53,7% de cobertura vacinal do público-alvo. A maior parte das doses (62.965) foi aplicada no grupo de idosos; seguido pela população em geral (57.287); crianças (25.768); trabalhadores da saúde (16.922); pessoas com comorbidades (6.972); professores (4.353); gestantes (3.123); puérperas (364); profissionais das forças de segurança (333); trabalhadores de transporte (143); população privada de liberdade (97); caminhoneiros (94); pessoas com deficiência (12); indígenas (4); profissional das forças armadas (1); funcionário do sistema prisional (1). 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: