GOLPE!
Empresária perde R$ 20 mil em golpe por PIX, no Paraná; Procon faz alerta para evitar prejuízo
Segundo o Procon, golpista se passa por gerente de banco e solicita que a vitima faça transferências financeiras para falsos testes na conta dela.
04/05/2022
07:25
G1
Golpe com PIX é aplicado no Paraná — Foto: Geraldo Bubniak/AEN
O Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PR) faz um alerta para um novo golpe que tem sido aplicado por PIX, no Paraná.
O golpista se passa por gerente de banco e solicita que a vitima faça transferências financeiras para falsos testes na conta dela, segundo o órgão.
De acordo com a coordenadora do Procon, Claudia Silvano, uma empresária paranaense perdeu R$ 20 mil durante o novo golpe.
A vítima disse ao Procon que recebeu um telefonema de uma pessoa que afirmava ser o gerente do banco e que havia um problema no PIX dela.
Em seguida, o golpista se apresentou com o nome do gerente verdadeiro e pediu para a empresária fazer duas transferências. Segundo o órgão, ela fez a operação e ficou no prejuízo.
Estratégia
Segundo a coordenadora, os golpistas usam de diversos meios para conseguir informações confidenciais.
Dessa forma, quando a vítima acha que está falando com alguém confiável, a pessoa acaba passando dados, endereço, número do CPF e até o nome do gerente da conta bancária.
Claudia ressalta que banco não entra em contato fazendo esse tipo de abordagem. Ou se entrar em contato, o cidadão deve ter em mente que deve conhecer bem essa pessoa e ter um relacionamento anterior.
De acordo com o Procon, reaver o dinheiro perdido é praticamente impossível.
A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf) pede à população que, no caso de perceber algum contato telefônico suspeito, denuncie às forças de segurança e ao Procon.
Golpes
Segundo o Procon ainda, golpes com PIX têm sido recorrentes. Uma fraude conhecida é a criação de páginas falsas para enganar os usuários.
A estratégia é redirecionar os alvos do golpe para sites falsos e, neles, roubar os dados bancários.
O golpe do WhatsApp clonado era explorado muito antes do surgimento do PIX, mas essa nova forma de pagamento torna o golpe ainda mais eficiente. Há, ainda, falsas centrais de atendimento.
A principal orientação para prevenção é buscar sempre meios oficiais, evitando clicar em links recebidos, nunca compartilhar o código de verificação e não fornecer senhas fora do site do banco ou do aplicativo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mitos e verdades do empréstimo consignado como aproveitar os benefícios com segurança
Leia Mais
Após decisão do STF sobre maconha, governo Lula lança programa nacional de prevenção às drogas nas escolas
Leia Mais
Três policiais da PRF morrem em acidente durante perseguição na Zona Norte do Rio
Leia Mais
Hugo Motta aciona Polícia Legislativa após ataque a tiros contra carro do deputado Sargento Portugal
Municípios