Campo Grande (MS), Sábado, 29 de Novembro de 2025

Política / Justiça

Desembargadora revoga prisão de Daniel Vorcaro e demais investigados da Operação Compliance Zero

Decisão aponta ausência de violência, falta de risco atual à ordem pública e substitui prisão por tornozeleira eletrônica e outras medidas cautelares

28/11/2025

19:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A desembargadora Solange Salgado, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), revogou na noite desta sexta-feira (28) a prisão do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e dos demais investigados na Operação Compliance Zero. Também serão soltos Augusto Lima, Luiz Antônio Bull, Alberto Félix de Oliveira e Ângelo Ribeiro da Silva.

A magistrada entendeu que, apesar de inicialmente presentes os requisitos da prisão preventiva, os delitos atribuídos aos acusados não envolvem violência ou grave ameaça, o que afasta a necessidade da medida extrema. Além disso, apontou que não há demonstração de periculosidade atual nem risco à ordem pública que justifique a manutenção das prisões.

Segundo ela, o suposto risco de fuga levantado pela Polícia Federal pode ser mitigado com medidas alternativas. A defesa de Vorcaro havia anexado documentação demonstrando que o banqueiro comunicou previamente ao Banco Central sua viagem internacional, alegando que o deslocamento estava relacionado à venda do Banco Master, o que enfraquece a tese de evasão.

“O risco residual de evasão mostra-se controlável com medidas menos gravosas, como a retenção do passaporte”, destacou Salgado.

A desembargadora também rejeitou o argumento de que Vorcaro poderia continuar atuando em atividades ilícitas por meio de empresas paralelas. Para ela, o risco pode ser neutralizado com a suspensão de suas atividades de gestão ou administração empresarial, conforme prevê o Código de Processo Penal.

Medidas cautelares impostas pelo TRF-1

Os investigados terão de cumprir um conjunto rígido de restrições, que substituem a prisão preventiva:

  • Comparecimento periódico em juízo para informar e justificar atividades.

  • Proibição de contato com outros investigados e testemunhas, por qualquer meio.

  • Proibição de deixar o município de residência sem autorização judicial.

  • Proibição de sair do país, com retenção de passaporte.

  • Suspensão de atividades de gestão ou administração em quaisquer empresas.

  • Monitoração eletrônica (tornozeleira), para fiscalização de todas as demais medidas.

Para a magistrada, a tornozeleira é “instrumento adequado e suficiente” para evitar reiteração delitiva e assegurar o cumprimento das determinações judiciais.

Contexto da prisão

Daniel Vorcaro foi preso no dia 17 de novembro, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, quando tentava embarcar após anunciar a venda do Banco Master para um consórcio liderado pela Fictor.

A Polícia Federal sustentou que ele pretendia viajar para Malta, na Europa, caracterizando risco de fuga. A defesa afirma, porém, que o destino era Dubai, para tratar da venda da instituição, e que o Banco Central teria sido previamente informado.

Vorcaro é investigado por suposta participação em um esquema de fraude de cerca de R$ 12 bilhões em carteiras de crédito comercializadas com o Banco de Brasília (BRB). A compra do Master pelo BRB, anunciada em março, acabou barrada pelo BC, que decretou liquidação extrajudicial da instituição financeira na semana passada.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: