Campo Grande (MS), Sábado, 20 de Setembro de 2025

Política / Justiça

Eduardo Bolsonaro rejeita “PL da Dosimetria” e ameaça relator Paulinho da Força com possíveis sanções

Deputado classificou como “indecoroso e infame” o acordo entre Congresso e STF e afirmou que a anistia “não está sob negociação”

19/09/2025

17:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) intensificou, nesta sexta-feira (19), as críticas ao relator do Projeto de Lei da Anistia, Paulinho da Força (Solidariedade-SP), escolhido pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Em declarações duras, Eduardo afirmou que não aceitará a proposta de substituição da anistia ampla por um projeto de redução de penas — o chamado “PL da Dosimetria” — e chegou a ameaçar o relator com eventuais sanções.

Segundo o parlamentar, a articulação do relatório em alinhamento com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) é “um acordo indecoroso e infame”. Ele alertou Paulinho:

“Muito cuidado para você não acabar sendo visto como um colaborador do regime de exceção. Todo colaborador de um sancionado por violações de direitos humanos é passível das mesmas sanções.”

A declaração faz referência à Lei Magnitsky, citada pelo deputado ao relacionar o relator ao ministro Alexandre de Moraes, alvo constante de ataques de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Reunião criticada

Paulinho da Força se reuniu nesta semana com o ex-presidente Michel Temer (MDB) e com o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) para discutir o projeto. Eduardo Bolsonaro criticou o encontro e afirmou “não confiar” em qualquer acordo feito com figuras que, segundo ele, teriam se aliado a Moraes.

“Você, Michel Temer e o resto da turma não irão impor na marra o que chamam, cinicamente, de pacificação, que nada mais é do que a manutenção de todos os crimes praticados por Alexandre de Moraes. Chegamos nesse ponto porque vocês nos subestimaram”, disse Eduardo.

O impasse da anistia

O relator já havia adiantado que não proporia um perdão “amplo, geral e irrestrito”, defendido pela bancada bolsonarista, mas sim uma saída intermediária, com revisão e possível redução das penas dos condenados pelos atos do 8 de Janeiro.

A postura gerou reação imediata entre aliados de Bolsonaro, que querem incluir no projeto o próprio ex-presidente, condenado a 27 anos de prisão pelo STF por tentativa de golpe de Estado.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: