Campo Grande (MS), Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026

Economia / Agronegócio

IBGE projeta safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025 no Brasil

Produção de grãos cresce 18,2% em relação a 2024, com recordes históricos em soja, milho e algodão

15/01/2026

08:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que o Brasil deverá encerrar 2025 com uma safra recorde de 346,1 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas, o que representa um crescimento de 18,2% em relação a 2024, quando a produção somou 292,7 milhões de toneladas. Os dados constam da estimativa divulgada nesta quinta-feira (15), com base nos levantamentos realizados em dezembro de 2025.

Apesar do recorde em 2025, o IBGE projeta uma retração em 2026, quando a safra deve totalizar 339,8 milhões de toneladas, o que corresponde a uma queda de 1,8%, ou 6,3 milhões de toneladas, na comparação com o resultado previsto para este ano.

Para o ciclo de 2026, o instituto informou que passou a incluir na conta produtos como canola e gergelim, culturas que vêm ganhando relevância nos últimos anos, embora ainda tenham cultivo restrito a poucas unidades da federação.

O resultado projetado para 2025 representa o maior volume da série histórica do IBGE. Arroz, milho e soja seguem como os principais produtos da safra brasileira, respondendo juntos por 92,7% da produção estimada e 87,9% da área a ser colhida no país.

A soja deve alcançar 166,1 milhões de toneladas, estabelecendo um novo recorde, com crescimento de 14,6% em relação a 2024. O milho também atingirá patamar histórico, com 141,7 milhões de toneladas, alta de 23,6%. Outro recorde é o do algodão herbáceo em caroço, cuja produção foi estimada em 9,9 milhões de toneladas, aumento de 11,4%.

A produção de arroz em casca foi projetada em 12,7 milhões de toneladas, crescimento de 19,4%. O trigo deve somar 7,8 milhões de toneladas, alta de 3,7%, enquanto o sorgo alcança 5,4 milhões de toneladas, com expressivo avanço de 35,5% em relação ao ano anterior.

Para 2026, o IBGE divulgou o terceiro prognóstico. Embora o volume estimado seja menor que o de 2025, ele é superior ao previsto no levantamento anterior, de dezembro de 2024, indicando um aumento de 4,2 milhões de toneladas, ou 1,2%, na projeção para o próximo ano.

Segundo o instituto, a queda projetada de 2026 frente a 2025 decorre principalmente da redução esperada na produção de milho (-6% ou -8,5 milhões de toneladas), sorgo (-13% ou -700,2 mil toneladas), arroz (-8% ou -1 milhão de toneladas), algodão herbáceo em caroço (-10,5% ou -632,7 mil toneladas) e trigo (-1,6% ou -128,4 mil toneladas).

Em contrapartida, a soja deve crescer 2,5%, o equivalente a 4,2 milhões de toneladas. A produção de feijão, na primeira safra, também apresenta expectativa de alta de 3,1%, alcançando 30,1 mil toneladas.

Os números reforçam o peso do agronegócio brasileiro na economia nacional e a relevância do país como um dos principais produtores e exportadores de grãos do mundo.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: