Campo Grande (MS), Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026

Política / Justiça

Moraes rebate críticas e afirma que custódia de Bolsonaro na PF não era “colônia de férias”

Ministro reage a reclamações da família e da defesa e autoriza transferência do ex-presidente para a Papudinha

15/01/2026

18:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a detenção do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Superintendência Regional da Polícia Federal (PF), em Brasília, não configurava uma “colônia de férias”, em resposta às reclamações feitas por familiares e pela defesa do ex-mandatário. A manifestação consta na decisão publicada nesta quinta-feira (15/1), que determinou a transferência de Bolsonaro para a Sala de Estado-Maior do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha.

Bolsonaro foi removido da PF após uma sequência de pedidos e críticas sobre as condições de custódia.

“Não era hotel nem colônia de férias”

Na decisão, Moraes foi direto ao rejeitar a narrativa apresentada pelos filhos de Bolsonaro e por sua defesa, que vinham descrevendo a cela na PF como um “cativeiro” e questionando aspectos da custódia.

“Ressalte-se, entretanto, que essas condições absolutamente excepcionais e privilegiadas não transformam o cumprimento definitivo da pena de Jair Messias Bolsonaro, condenado pela liderança da organização criminosa na execução dos gravíssimos crimes praticados contra o Estado Democrático de Direito e suas instituições, em uma estadia hoteleira, ou em uma colônia de férias”, escreveu o ministro.

Queixas da família motivaram reação do STF

Moraes citou uma série de reclamações apresentadas pelos filhos do ex-presidente, que incluíam:

  • Tamanho da Sala de Estado-Maior

  • Tempo de banho de sol

  • Ar-condicionado

  • Horários de visita

  • Desconfiança sobre a origem da comida fornecida pela PF

  • Pedido de troca da televisão comum por uma smart TV com acesso à internet, incluindo YouTube

O ministro afirmou que essas exigências reforçavam uma tentativa de equiparar a custódia a uma estrutura de hotelaria, algo incompatível com o cumprimento de uma pena criminal.

Condenação e histórico da prisão

Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão por liderar a organização criminosa responsável pela tentativa de golpe de Estado. Ele estava custodiado na PF desde 22 de novembro de 2025, quando foi preso preventivamente após tentar violar a tornozeleira eletrônica durante o período de prisão domiciliar.

Dias depois, o STF determinou que Bolsonaro permanecesse no mesmo local, já em cumprimento definitivo de pena.

Transferência para a Papudinha

Com a nova decisão, Bolsonaro passa a cumprir pena na Papudinha, unidade militar que abriga detentos com direito à Sala de Estado-Maior, mas sob regras rígidas de custódia e vigilância, supervisionadas pela Vara de Execuções Penais.

A mudança ocorreu em meio à escalada de tensões entre a família do ex-presidente e o STF, que mantém postura firme quanto ao cumprimento da pena e à limitação de privilégios.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: