Campo Grande (MS), Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026

Economia / Impostos

Receita Federal volta a negar cobrança de imposto sobre Pix e desmente boatos que circulam nas redes sociais

Órgão afirma que não existe “taxa do Pix” nem monitoramento de transferências e aponta desinformação impulsionada por vídeos do deputado Nikolas Ferreira

15/01/2026

06:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Receita Federal divulgou uma nova nota oficial nesta quarta-feira (14), em Brasília, para desmentir boatos sobre suposta cobrança de imposto ou monitoramento de transações via Pix. As informações falsas voltaram a circular com força nas redes sociais após a publicação de vídeos do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), segundo informou o próprio órgão.

De acordo com a Receita, não existe qualquer tipo de “taxa do Pix”, nem fiscalização de transferências com finalidade de cobrança de tributos. O órgão reforça que o Pix é apenas um meio de pagamento, assim como dinheiro em espécie, cartões de débito ou crédito, e que a Constituição Federal proíbe a criação de tributos com base no uso desse tipo de instrumento.

A Receita esclarece que as mensagens que circulam na internet fazem interpretação equivocada da Instrução Normativa nº 2.278, publicada em agosto do ano passado. Segundo o Fisco, a norma apenas estendeu às fintechs regras de transparência que já eram exigidas dos bancos tradicionais, sem permitir o acesso a valores individuais, origem ou destino das movimentações dos usuários.

No comunicado, o órgão afirma que os boatos têm o objetivo de gerar pânico financeiro, minar a confiança no sistema Pix e desinformar a população. A Receita também aponta que esse tipo de conteúdo acaba beneficiando o crime organizado e pessoas que lucram com golpes e notícias falsas, situação que já havia sido alertada pelo Fisco há duas semanas.

A nota também destaca que dados reais sobre o Imposto de Renda estão sendo distorcidos nas redes. Desde janeiro, quem recebe até R$ 5 mil por mês está isento do Imposto de Renda, e rendas de até R$ 7.350 contam com descontos no valor devido, sem qualquer relação com o uso do Pix.

A Receita Federal alerta ainda que a circulação dessas fake news favorece a aplicação de golpes, já que criminosos utilizam mensagens falsas para solicitar pagamentos, dados pessoais ou supostas regularizações fiscais. A orientação oficial é desconfiar de alertas alarmistas e buscar informações apenas em canais oficiais do governo ou na imprensa profissional.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: