Campo Grande (MS), Sábado, 20 de Setembro de 2025

Política / Justiça

Entenda como funciona a anistia, tema central no Congresso após condenação de Bolsonaro e réus do 8 de Janeiro

Histórico no Brasil mostra anistias já aprovadas, mas juristas alertam para limites constitucionais e possíveis batalhas judiciais

19/09/2025

14:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A aprovação em regime de urgência do Projeto de Lei da Anistia, nesta semana na Câmara dos Deputados, reacendeu o debate sobre o alcance desse instrumento jurídico no Brasil. O relator da proposta, Paulinho da Força (Solidariedade-SP), sinalizou que deve alterar o texto para tratar de redução de penas — medida que chamou de “dosimetria” — em vez de uma anistia ampla.

A discussão ganhou força após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros réus pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, considerados uma tentativa de golpe de Estado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O que é anistia?

A anistia é um mecanismo que extingue a punibilidade de determinados crimes. Diferente da graça e do indulto (concedidos pelo presidente da República), a anistia só pode ser aprovada pelo Congresso Nacional e tem caráter coletivo, não sendo direcionada a pessoas específicas.

Segundo a advogada Marina Coelho Pinhão, vice-presidente do IASP, trata-se de uma prerrogativa exclusiva do Legislativo. Já o professor Diego Nunes, da UFSC, lembra que, por ser uma lei comum, a anistia pode inclusive ser vetada pelo presidente da República, embora esse veto possa gerar questionamentos jurídicos.

Exemplos na história

  • 2010: governo Lula sancionou anistia a policiais e bombeiros militares que participaram de movimentos por melhorias salariais.

  • 1979: durante a ditadura militar, a anistia perdoou crimes políticos do regime e da oposição armada, mas deixou de fora punições a violações de direitos humanos, tema ainda controverso.

Como é a tramitação

  • Pode ser proposta por qualquer deputado, senador, governo federal ou iniciativa popular.

  • A urgência aprovada na Câmara permite que o projeto siga direto ao plenário, sem passar por comissões.

  • Após aprovação, o texto precisa ser avaliado pelo Senado e, depois, sancionado pelo presidente.

Efeitos imediatos

Uma vez promulgada, a anistia entra em vigor imediatamente. Presos podem pedir habeas corpus, medidas cautelares (como tornozeleira eletrônica) são extintas e processos em andamento podem ser encerrados. Instituições também podem rever punições administrativas e regimentais.

Pode ser revogada?

Embora seja uma lei comum, revogar uma anistia seria juridicamente complexo. Isso porque o sistema legal brasileiro não permite alteração em prejuízo do réu. Uma eventual declaração de inconstitucionalidade pelo STF poderia derrubar a lei, mas abriria um cenário de disputas judiciais.

Crimes anistiáveis x não anistiáveis

A Constituição veda anistia a crimes de:

  • tráfico de drogas,

  • terrorismo,

  • crimes hediondos.

No caso dos ataques de 8 de janeiro, a situação é controversa. Crimes contra a democracia não estão explicitamente no rol de não anistiáveis, mas o STF já considerou inconstitucional a graça concedida por Bolsonaro ao ex-deputado Daniel Silveira, argumentando que “em uma democracia não se pode perdoar crimes contra ela”.

Segundo Diego Nunes, há um paradoxo: a Constituição classifica esses crimes como imprescritíveis e inafiançáveis, mas o Congresso tenta conceder anistia. “Um crime não pode ser imprescritível e anistiável ao mesmo tempo”, avalia.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: