Campo Grande (MS), Sábado, 20 de Setembro de 2025

Política / Justiça

Valdemar Costa Neto ameaça Alcolumbre e diz que presidente do Senado “vai pagar caro” se não pautar anistia

Clima entre PL e Senado se deteriora após críticas de Alcolumbre; ataques podem ampliar resistência à PEC da Blindagem e ao projeto de anistia

19/09/2025

10:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O clima político entre o PL e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), se agravou nesta semana após uma série de trocas de críticas. Em entrevista a uma rádio mineira, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, acusou Alcolumbre de “trabalhar para o Supremo” e afirmou que ele “vai pagar caro” caso não paute o projeto de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

“Davi Alcolumbre trabalha para o Supremo, não trabalha para nós. Mas vai pagar caro por causa disso. Vai pagar caro se ele não se comportar como tem de se comportar, como um presidente do Senado tem que se comportar”, declarou Valdemar.

Contexto da crise

A declaração de Costa Neto veio após o desabafo de Alcolumbre, que, em reunião reservada com líderes partidários, criticou tanto o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) quanto o próprio presidente do PL. Publicamente, o senador também já havia reagido às pressões bolsonaristas em torno da anistia.

Segundo Valdemar, a postura de Alcolumbre poderá inviabilizar sua tentativa de reeleição em 2027, além de comprometer os trabalhos no Senado caso a pauta da anistia não avance.

Reação no Senado

Alcolumbre evitou responder diretamente aos ataques, mas aliados próximos afirmaram que “esse tipo de ameaça não funciona” com o presidente da Casa. Interlocutores também avaliaram que as investidas de Valdemar e Eduardo Bolsonaro contra Alcolumbre tendem a ampliar a rejeição entre senadores tanto à PEC da Blindagem quanto ao projeto de anistia.

Impactos políticos

A ofensiva do PL ocorre em um momento de tensão em Brasília, após a aprovação da PEC da Blindagem na Câmara e a movimentação em torno da anistia, que ganhou nova roupagem com a proposta de “PL da Dosimetria”. No Senado, contudo, a resistência deve ser maior, já que senadores enfrentam a renovação de dois terços das cadeiras em 2026, o que torna a aprovação de medidas impopulares mais arriscada.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: