Campo Grande (MS), Terça-feira, 02 de Setembro de 2025

Política / Partidos

Federação União Progressista rompe com governo Lula e determina entrega de cargos

Decisão afeta quatro ministérios e reposiciona União Brasil e PP no cenário político, com reflexos imediatos em Mato Grosso do Sul

02/09/2025

17:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Federação União Progressista, formada pelo União Brasil e pelo Progressistas (PP), anunciou nesta terça-feira (2) sua saída da base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão, oficializada em coletiva no Salão Verde da Câmara dos Deputados, determina que todos os filiados com mandato entreguem imediatamente os cargos ocupados na administração federal — incluindo quatro ministérios.

Ministros atingidos

Os nomes diretamente impactados pelo rompimento são:

  • Celso Sabino (Turismo)

  • André Fufuca (Esporte)

  • Waldez Góes (Desenvolvimento Regional)

  • Frederico Siqueira (Comunicações)

A federação reforçou que o descumprimento da ordem poderá levar a sanções disciplinares, como afastamento imediato de dirigentes estaduais e punições previstas em estatuto.

Nota de rompimento

O comunicado foi lido pelo presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, ao lado do presidente do PP, Ciro Nogueira, e da senadora sul-mato-grossense Tereza Cristina (PP), apontada como uma das principais articuladoras do movimento:

Essa decisão representa um gesto de clareza e de coerência. É isso que o povo brasileiro e os eleitores exigem de seus representantes”, destacou o documento.

Impactos em Mato Grosso do Sul

Registrada no TSE em 19 de agosto, a União Progressista tem em Tereza Cristina sua presidente estadual e na deputada federal Rose Modesto (União Brasil) a vice. O movimento reforça a liderança da federação no Estado, que agora reúne:

  • 3 deputados estaduais: Gerson Claro (PP), Londres Machado (PP) e Roberto Hashioka (União);

  • 1 deputado federal: Luiz Ovando (PP).

A reconfiguração fortalece a atuação da federação no Legislativo sul-mato-grossense e marca uma ruptura estratégica no alinhamento com o governo federal.

Repercussão nacional

O rompimento é visto como uma vitória da ala oposicionista da federação, liderada por Ciro Nogueira e Tereza Cristina, e amplia as pressões sobre o Palácio do Planalto, que perde o apoio formal de duas siglas de peso no Congresso.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: