Campo Grande (MS), Quinta-feira, 22 de Maio de 2025

Política / Justiça

Ex-comandante da Aeronáutica confirma ao STF que prisão de Moraes foi cogitada em reuniões com Bolsonaro

Carlos Baptista Júnior relata 'brainstorm' golpista em 2022 e afirma que resistência ao plano veio apenas do Exército e da Aeronáutica

21/05/2025

23:56

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

O ex-comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Júnior, afirmou em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a prisão do ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi cogitada no fim de 2022 como parte de uma estratégia para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e manter Jair Bolsonaro (PL) no poder.

A declaração foi feita nesta quarta-feira (21), durante depoimento como testemunha na investigação sobre a tentativa de golpe de Estado. Segundo Baptista Júnior, a proposta surgiu em uma reunião com Bolsonaro e outros membros do alto comando das Forças Armadas.

“Houve essa cogitação de prender o ministro Alexandre de Moraes. Isso estava no brainstorm das reuniões. Lembro da frase: ‘Amanhã o STF vai soltar um habeas corpus, e vamos fazer o quê? Prender todo mundo?’", relatou Baptista Júnior, ao ser questionado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Militares dividiram-se diante de proposta golpista

No depoimento, o ex-chefe da Aeronáutica reafirmou que o então comandante do Exército, general Freire Gomes, chegou a dizer a Bolsonaro que o prenderia caso insistisse em dar prosseguimento aos planos golpistas. Segundo Baptista Júnior, não houve divergência entre seu relato e o prestado por Freire Gomes ao STF na segunda-feira (19).

Enquanto isso, o então comandante da Marinha, almirante Almir Garnier Santos, teria adotado uma postura de passividade e adesão silenciosa às propostas de ruptura institucional.

“Ele não se colocava contra, como nós [Aeronáutica e Exército] nos colocamos. Não reagia às sugestões golpistas com a mesma veemência”, afirmou Baptista Júnior sobre o almirante Garnier.

GLO e prisão de ministros: os planos debatidos

As reuniões que aconteceram no Palácio da Alvorada, após o segundo turno das eleições, incluíam discussões sobre Garantia da Lei e da Ordem (GLO), prisão de ministros do STF e decretação de Estado de Sítio ou Defesa, segundo revelou o próprio ex-comandante da FAB. O cenário de "convulsão social" foi citado como pretexto para essas ações.

Ainda segundo o relato de Baptista Júnior, os encontros eram informais, sem registro oficial, e contavam com a participação de Bolsonaro, ministros, chefes militares e alguns auxiliares diretos, como Anderson Torres, então ministro da Justiça.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: