Campo Grande (MS), Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2026

Política Internacional

Donald Trump assina carta que cria o Conselho da Paz e afirma que órgão atuará em coordenação com a ONU

Novo organismo é oficializado em Davos, mas declarações anteriores do presidente dos EUA levantam dúvidas sobre os reais objetivos da iniciativa

22/01/2026

09:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (22), em Davos, na Suíça, a carta que oficializa a criação do Conselho da Paz, novo organismo internacional proposto por Washington. A assinatura ocorreu pouco depois de Trump afirmar que o Conselho atuará “em coordenação” com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante a cerimônia, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou a entrada em vigor do documento.

“A carta entra agora em vigor, e o Conselho da Paz passa a ser oficialmente uma organização internacional”, declarou Leavitt, diante de líderes de países que aceitaram o convite dos Estados Unidos para integrar o novo fórum.

Adesão internacional

De acordo com a Casa Branca, ao menos 35 dos cerca de 50 chefes de Estado e de governo convidados concordaram em participar da iniciativa. Ainda assim, Trump afirmou que todos os países estão convidados a aderir ao Conselho da Paz, sinalizando a intenção de ampliar o alcance global do organismo.

Coordenação com a ONU sob questionamento

Embora o presidente americano tenha declarado que o Conselho atuará de forma coordenada com a ONU, posições anteriores de Trump em relação ao multilateralismo e a organismos internacionais levantam questionamentos sobre o real papel do novo órgão e sobre possíveis sobreposições ou disputas de protagonismo no cenário diplomático global.

Analistas observam que a criação do Conselho da Paz pode representar tanto uma tentativa de reposicionar os Estados Unidos como liderança central em negociações internacionais, quanto uma estratégia para reduzir a influência direta da ONU em temas ligados à mediação de conflitos e à segurança internacional.

Até o momento, não foram divulgados detalhes operacionais, como estrutura de governança, financiamento ou competências específicas do Conselho da Paz, pontos que devem ser esclarecidos nos próximos meses à medida que os países participantes formalizem sua adesão.

 

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: