Campo Grande (MS), Segunda-feira, 13 de Outubro de 2025

Política / Justiça

Moraes nega pedido de Bolsonaro para revogar prisão domiciliar

Ministro do STF mantém restrições e cita risco de fuga e necessidade de garantir a aplicação da lei penal

13/10/2025

15:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta segunda-feira (13) o pedido apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para revogar a prisão domiciliar decretada em agosto. A medida foi imposta após o descumprimento de restrições judiciais relacionadas às investigações sobre a tentativa de golpe de Estado.

De acordo com a decisão, a manutenção da prisão e das demais medidas cautelares — como a proibição de usar celular e redes sociais, além da retenção do passaporte — é necessária para evitar riscos de fuga e assegurar a integral aplicação da lei penal.

“As medidas impostas permanecem indispensáveis para a garantia da ordem pública, a aplicação da lei e o bom andamento das investigações”, afirmou Moraes no despacho.

Condenação e investigações em andamento

Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do STF em setembro a 27 anos e três meses de prisão, pelos crimes de golpe de Estado, associação criminosa e incitação à desobediência militar. Apesar da sentença, ele ainda não cumpre a pena, pois a decisão não transitou em julgado — ou seja, ainda cabe recurso.

A prisão domiciliar foi determinada em agosto, após a constatação de que o ex-presidente violou medidas cautelares, ao manter contatos políticos e manifestações públicas consideradas como tentativas de influenciar ou obstruir as investigações conduzidas pelo Supremo e pela Polícia Federal.

Condições da prisão domiciliar

Desde agosto, Bolsonaro cumpre a prisão em sua residência particular, sob monitoramento permanente da Polícia Federal.
Ele está proibido de:

  • utilizar celular, internet e redes sociais;

  • manter contato com investigados no mesmo processo;

  • e deixar o país, estando com o passaporte retido.

Qualquer visita, inclusive de familiares, precisa ser comunicada previamente à Justiça, e os veículos de acesso passam por vistoria de segurança, conforme determinação do STF.

Problemas de saúde e atendimentos médicos

Nas últimas semanas, Bolsonaro apresentou novas crises de soluços e complicações gastrointestinais decorrentes da facada sofrida em 2018, durante a campanha presidencial.
Nesta segunda-feira (13), Moraes também autorizou atendimento médico domiciliar pelo quadro persistente, permitindo que a médica Marina Grazziotin Pasolini o acompanhe em casa sem necessidade de comunicação prévia.

O ministro determinou, porém, que qualquer internação hospitalar deve ser informada ao Supremo em até 24 horas.

Defesa e contexto político

A defesa do ex-presidente argumenta que a prisão domiciliar seria desproporcional e injustificada, já que Bolsonaro não oferece risco concreto de fuga e tem colaborado com as investigações. O pedido de revogação também mencionava o estado de saúde debilitado do ex-presidente, mas Moraes rejeitou os argumentos por entender que o quadro médico não inviabiliza o cumprimento da medida.

O caso continua a ser acompanhado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e por ministros da Primeira Turma do STF, que devem avaliar futuros recursos apresentados pela defesa.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: