Campo Grande (MS), Domingo, 12 de Outubro de 2025

Economia Internacional

China reage ao novo tarifaço de Trump e ameaça retaliar: “Não temos medo de brigar”

Pequim critica os EUA por práticas “equivocadas” e sinaliza novas medidas após anúncio de sobretaxa de 100%; mercados globais despencam.

12/10/2025

10:00

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

O mais recente capítulo da guerra comercial entre Estados Unidos e China reacendeu as tensões geopolíticas e provocou forte instabilidade nos mercados globais. O anúncio feito na sexta-feira (10) pelo presidente Donald Trump, de uma nova tarifa de 100% sobre produtos chineses, foi recebido com duras críticas e ameaça de retaliação imediata por parte do governo de Pequim.

Em comunicado oficial, o Ministério do Comércio da China afirmou que as medidas americanas são “ações equivocadas e provocativas”, e que o país está pronto para responder “na mesma proporção”.

“A China não quer lutar, mas não tem medo de lutar. Tomaremos medidas correspondentes para proteger nossos direitos e interesses”, declarou o governo chinês.

Tensão crescente e reação dos mercados

Segundo o economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale, a decisão de Trump deve abrir caminho para uma nova rodada de retaliações comerciais.

“A China é o único país com capacidade e condições de usar a mesma ferramenta contra os EUA — e já fez isso antes”, afirma Vale.

Até o dia 1º de novembro, prazo estipulado por Trump para o início das tarifas, o especialista prevê um período de alta volatilidade nos mercados.

Logo após o anúncio, os reflexos foram imediatos:

  • Petróleo caiu mais de 4%;

  • Ibovespa futuro recuou 1,15%;

  • Bitcoin e Ethereum desvalorizaram 8,23% e 14,56%, respectivamente;

  • Dólar futuro para novembro disparou 2,67%.

Retaliações e dependência mútua

Na avaliação de Sérgio Vale, o impacto das medidas de Trump será negativo para os próprios Estados Unidos, ao aumentar custos internos e afastar parceiros comerciais.

“Nada do que ele está propondo trará ganhos em balança comercial ou industrialização. Ele aprendeu a usar tarifas como arma de pressão, mas está isolando os EUA e alimentando a inflação interna”, avaliou o economista.

A China, por sua vez, vem adotando ações estratégicas de resposta, como restrições à exportação de terras raras — minerais essenciais à indústria de tecnologia. O país é responsável por 70% da extração mundial e 90% do processamento global desses elementos.
Trump classificou as medidas como “sinistras e hostis”, alegando que elas podem “tornar a vida difícil para praticamente todos os países do mundo”.

“Na verdade, Trump e as empresas americanas dependem das terras raras chinesas. A capacidade de negociação dos EUA nesse caso é limitada”, diz Vale.

Soja e dependência agrícola

Outro ponto de tensão é o comércio agrícola, especialmente da soja.
Para o economista, as tarifas impostas por Trump sobre insumos e equipamentos tornaram os produtores americanos menos competitivos, abrindo espaço para exportadores da América do Sul, como Brasil e Argentina.

“É natural que a China redirecione suas compras para esses países. O aumento dos custos internos e as políticas migratórias também prejudicaram a produção americana”, explicou Vale.

Risco global e cenário incerto

Com a escalada de medidas e contra-medidas, analistas preveem impactos amplos no comércio global, incluindo pressões inflacionárias e perda de confiança nos mercados emergentes.
A nova ofensiva tarifária marca um recrudescimento da rivalidade entre Washington e Pequim, num momento em que economias do mundo todo ainda enfrentam instabilidade cambial e desaceleração industrial.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: