Campo Grande (MS), Sábado, 11 de Outubro de 2025

Política / Justiça

“Beto Louco” admite fazer delação premiada e pode citar políticos em esquema bilionário de lavagem de dinheiro

Acusado de liderar rede criminosa ligada ao setor de combustíveis e ao PCC estaria disposto a colaborar com a Justiça em troca de benefícios

10/10/2025

20:00

DA REDAÇÃO

©REPRODUÇÃO

O empresário Roberto Augusto Leme da Silva, conhecido como “Beto Louco”, alvo de uma das maiores investigações de lavagem de dinheiro do setor de combustíveis no Brasil, admite negociar uma delação premiada com autoridades federais. A medida, segundo fontes próximas às investigações, incluiria a entrega de políticos envolvidos no esquema, enquanto preservaria o núcleo do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Beto Louco é apontado, ao lado de Mohamad Hussein Mourad, como líder de uma complexa rede criminosa que atuava desde a produção e refino de combustíveis até a revenda em postos de gasolina. O grupo é acusado de lavar bilhões de reais por meio de empresas de fachada, fundos de investimento e operações financeiras internacionais, conectadas à facção paulista.

Esquema bilionário e conexões políticas

De acordo com informações reveladas pela coluna de Mirelle Pinheiro (Metrópoles), Beto Louco seria o responsável por coordenar fraudes contábeis, movimentações financeiras e ocultação de patrimônio para blindar o dinheiro proveniente do crime organizado.
As investigações apontam ainda relações diretas com políticos ligados ao centrão, que teriam auxiliado o grupo em operações de licenciamento e contratos públicos.

O esquema envolveria refinarias, distribuidoras e postos de combustíveis, além de empresas de participações usadas para simular transações legais e desviar recursos.

Fuga internacional e negociações de delação

Tanto Beto Louco quanto Mohamad Mourad estão foragidos da Justiça brasileira. As suspeitas indicam que ambos deixaram o país rumo ao Líbano, após um período de permanência em Dubai, onde teriam mantido negócios de fachada e ativos financeiros ocultos.

De acordo com interlocutores próximos, Beto Louco demonstra disposição em retornar ao Brasil para colaborar com o Ministério Público e obter benefícios judiciais por meio da delação. Já Mohamad Mourad, ligado à refinaria Copape, não manifesta a mesma intenção de acordo com as apurações iniciais.

Investigação em andamento

A delação, caso se concretize, deve trazer impactos políticos relevantes, já que o empresário promete entregar informações detalhadas sobre a participação de figuras públicas em contratos e operações fraudulentas.
A estratégia jurídica, segundo fontes, visa reduzir a pena de Beto Louco e restringir a responsabilização do PCC às ações financeiras, preservando a cúpula da facção.

As tratativas ainda estão em fase preliminar, mas investigadores acreditam que a colaboração de Beto Louco pode abrir um novo capítulo nas investigações sobre lavagem de dinheiro, corrupção política e financiamento do crime organizado no país.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: