Campo Grande (MS), Segunda-feira, 01 de Setembro de 2025

Política Internacional

The Washington Post: julgamento de Bolsonaro coloca Brasil diante de Trump e de seu próprio passado autoritário

Jornal americano destaca caráter histórico do processo no STF e ruptura com a tradição de impunidade em tentativas de golpe

01/09/2025

12:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O The Washington Post (WP), um dos principais jornais dos Estados Unidos, destacou nesta segunda-feira (1º/9) que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus do “núcleo crucial” da trama golpista de 8 de janeiro de 2023 representa uma inflexão na história política do Brasil.

Segundo a publicação, é a primeira vez que uma tentativa de rompimento da ordem institucional será julgada no País, envolvendo não apenas Bolsonaro, mas também militares de alta patente e aliados próximos.

Julgamento histórico e ruptura de silêncio

O WP ressaltou que o processo rompe com uma tradição brasileira de impunidade ou anistia em casos de golpes de Estado.

“Durante décadas, estudei mais de uma dúzia de golpes e tentativas de golpe, e todos eles resultaram em impunidade ou anistia. Desta vez será diferente”, afirmou ao jornal o historiador Carlos Fico, especialista em história militar.

A historiadora Lilia Schwarcz reforçou o caráter simbólico do julgamento, afirmando que o processo rompe um “pacto de silêncio” sobre a atuação das Forças Armadas. Ela lembrou que, mesmo após a redemocratização, os crimes cometidos durante a ditadura militar nunca foram julgados, devido à Lei de Anistia de 1979, aprovada pelo próprio regime.

Conflito com os EUA e sanções de Trump

O jornal também apontou que o julgamento ocorre em meio a uma crescente ruptura diplomática entre Brasil e Estados Unidos, intensificada pela postura do presidente Donald Trump.

Desde maio, o governo americano adotou medidas de pressão contra o Brasil, incluindo a ameaça de sanções ao ministro Alexandre de Moraes, relator do processo no STF. Em julho, Trump classificou as ações contra Bolsonaro como “caça às bruxas”, anunciou tarifas adicionais de 50% sobre produtos brasileiros e revogou vistos de autoridades brasileiras. Moraes chegou a ser sancionado com base na Lei Magnitsky, que prevê congelamento de bens e restrições financeiras.

O WP destacou que, apesar da ofensiva internacional, a Justiça brasileira manteve o curso da ação penal.

“Em vez de recuar, o Brasil aumentou a pressão sobre o ex-presidente e seus aliados”, escreveu o jornal, lembrando que a Polícia Federal indiciou Bolsonaro e seu filho Eduardo por reuniões com funcionários da Casa Branca, nas quais incentivaram medidas punitivas contra o Brasil.

Prisão domiciliar e mensagem de Moraes

As tarifas impostas pelos EUA foram consideradas por Moraes como tentativa de coação ao processo. Após descumprir reiteradamente restrições impostas, Bolsonaro teve a prisão domiciliar decretada em 4 de agosto.

Em entrevista ao próprio WP, publicada em 18 de agosto, Moraes reafirmou a determinação do Supremo:

“Não há a menor possibilidade de recuar nem um milímetro. Faremos o que é certo: receberemos a acusação, analisaremos as provas e quem deve ser condenado será condenado, e quem deve ser absolvido será absolvido”, declarou o ministro.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: