Campo Grande (MS), Sexta-feira, 29 de Agosto de 2025

Política / Justiça

PGR é contra presença de agentes da PF dentro da casa de Bolsonaro

Procurador-geral Paulo Gonet defendeu apenas reforço da segurança no condomínio do ex-presidente em Brasília

29/08/2025

10:00

DA REDAÇÃO

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou nesta sexta-feira (29) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer contrário ao pedido da Polícia Federal (PF) para que agentes permanecessem dentro da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em regime de vigilância contínua.

Segundo Gonet, a medida seria um agravamento desnecessário das condições da prisão domiciliar já imposta ao ex-chefe do Executivo, que é monitorado por tornozeleira eletrônica. O procurador, contudo, se manifestou a favor do reforço da segurança na entrada do condomínio e nas imediações da casa, localizada no Solar de Brasília.

Contexto do caso

Na terça-feira (26), o ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos envolvendo Bolsonaro no STF, solicitou manifestação da PGR após receber ofício do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.

No documento, a corporação alertou que o sinal da tornozeleira eletrônica pode falhar, o que permitiria tempo suficiente para uma eventual fuga. Por isso, a PF sugeriu a instalação de uma equipe fixa dentro da residência de Bolsonaro, atuando 24 horas por dia.

Argumentos do procurador-geral

No parecer, Paulo Gonet reconheceu que existem indícios de risco, como o pedido de asilo político à Argentina encontrado no celular de Bolsonaro e a atuação de seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos buscando apoio internacional contra decisões do Judiciário brasileiro.

Ainda assim, o chefe do Ministério Público Federal avaliou que as medidas atuais são adequadas:

“Essa avaliação não induz a Procuradoria-Geral da República, neste momento, a propugnar por soluções mais gravosas do que a da custódia domiciliar”, escreveu.

Gonet acrescentou que a vigilância eletrônica e a prisão domiciliar são suficientes para evitar fuga, especialmente diante da proximidade do julgamento da ação penal contra Bolsonaro, que começa na próxima semana.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: