Meio Ambiente / Geopolítica
Países amazônicos pedem que região fique livre de ameaças e apoiam fundo para preservação das florestas
Declaração da OTCA foi assinada na Colômbia e coincide com movimentação de navios de guerra dos EUA no Caribe; Brasil lançará fundo climático na COP 30
22/08/2025
19:00
DA REDAÇÃO
O presidente Lula durante declaração Cúpula de Países Amazônicos nesta sexta-feira (22) em Bogotá — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) divulgou, nesta sexta-feira (22), a declaração final da cúpula de líderes realizada em Bogotá, na Colômbia, defendendo que a região amazônica permaneça “livre de ameaças, agressões e medidas unilaterais, inclusive as coercitivas”.
O documento não cita diretamente os Estados Unidos, mas foi publicado em meio ao envio de navios de guerra norte-americanos para o Caribe, próximo à Venezuela, o que gerou desconforto em governos amazônicos. Washington alegou que a operação visa combater o narcotráfico na região.
De acordo com fontes do governo, o Brasil articulou a inclusão de capítulos sobre segurança na declaração da OTCA, como forma de demarcar posição sem mencionar explicitamente a decisão do presidente norte-americano Donald Trump.
O encontro reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além dos chefes de Estado Luis Arce (Bolívia) e Gustavo Petro (Colômbia), e representantes de Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
Durante o evento, Lula criticou os países ricos, afirmando que utilizam o combate ao crime organizado como “pretexto para violar soberanias” e o discurso ambiental como justificativa para medidas protecionistas.
Os líderes da OTCA também destacaram a necessidade de seguir implementando as decisões políticas tomadas na cúpula de Belém (PA), em 2023, por meio de uma agenda de cooperação que respeite a soberania nacional e fortaleça a proteção da Amazônia.
“Por meio de uma agenda de solidariedade cooperativa que respeite a soberania e a jurisdição dos Estados-membros, fortalecendo as capacidades nacionais e coordenando esforços para proteger a Amazônia e garantir os direitos de seus povos”, afirmaram na nota conjunta.
A declaração também apoiou a criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), que será lançado pelo Brasil em novembro, durante a COP 30, em Belém.
O fundo reunirá recursos de países, empresas e entidades internacionais para financiar projetos de conservação de florestas tropicais, com foco em países em desenvolvimento.
Desde o início do terceiro mandato, Lula cobra que os países desenvolvidos cumpram compromissos de financiamento ambiental, voltados à preservação, transição energética e desenvolvimento sustentável.
Na declaração, os países da OTCA incentivaram os potenciais doadores a anunciarem contribuições significativas para o fundo e reafirmaram o compromisso com o sucesso da conferência climática.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula exonera indicados do Centrão após derrota no Congresso, mas preserva afilhados de Arthur Lira
Leia Mais
Trump elogia Meloni durante cúpula no Egito: “Você não vai se ofender se eu disser que você é linda, vai?”
Leia Mais
Pix Automático torna-se obrigatório a partir desta segunda-feira (13)
Leia Mais
Modelo e estudante de Medicina é encontrada morta com a filha em apartamento no Rio de Janeiro
Municípios