Campo Grande (MS), Sexta-feira, 11 de Abril de 2025

Política / Justiça

Após virar réu, Bolsonaro abandona roteiro, ataca instituições e revive 'modo cercadinho'

Ex-presidente improvisa discurso após decisão do STF, reedita falas contra o Judiciário e tenta retomar narrativa de 2022

26/03/2025

19:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A resposta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de torná-lo réu por tentativa de golpe de Estado nesta quarta-feira (26) foi marcada por uma mudança de tom inesperada: abandonou um pronunciamento planejado e assumiu o estilo combativo que marcou sua gestão no Palácio do Planalto.

No início, Bolsonaro apareceu com papéis preparados, trechos de discursos anteriores e uma declaração visivelmente roteirizada, elaborada com seus aliados e advogados. O objetivo inicial era apresentar uma postura defensiva institucional, com foco em desqualificar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) de forma calculada.

Improviso e ataques no 'modo cercadinho'

Mas a formalidade durou pouco. O ex-presidente colocou os papéis de lado e passou a improvisar — adotando novamente o tom típico dos “cercadinhos” que fazia com apoiadores quando ocupava a Presidência. Foi nesse momento que ressurgiram os ataques contra as instituições democráticas, a Justiça Eleitoral, o STF, o TSE, as urnas eletrônicas, a imprensa e o presidente Lula.

“Os advogados estão orientando aqui a não dar mais declaração”, tentou alertar o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ao tentar interromper o pai e evitar novas polêmicas.

Mesmo assim, o ex-presidente ignorou a tentativa de contenção e chegou a abrir espaço para perguntas da imprensa — o que foi prontamente impedido por Flávio, a pedido do advogado Paulo Cunha Bueno, que integra a equipe de defesa.

O improviso escancarou uma das estratégias recorrentes de Bolsonaro: transformar sua defesa institucional em um palco político para reaquecer suas bases mais radicais. Sem filtro, Bolsonaro relativizou a gravidade das acusações e tentou retomar o discurso de perseguição política, numa tentativa de reposicionar sua imagem após a derrota nas urnas e os sucessivos reveses jurídicos.

Contexto do processo

A decisão unânime da 1ª Turma do STF transformou Bolsonaro e mais sete aliados em réus por tentativa de golpe de Estado. Eles são acusados de organizar um plano para subverter a ordem democrática entre 2022 e 2023. A denúncia é baseada em depoimentos, documentos e provas colhidas nas investigações da PGR e reforçada pela delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do então presidente.

Com o recebimento da denúncia, Bolsonaro responderá a processo criminal por crimes como:

  • Tentativa de golpe de Estado;

  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito;

  • Organização criminosa;

  • Dano qualificado ao patrimônio da União;

  • Deterioração de patrimônio tombado.

Se condenado, Bolsonaro pode pegar mais de 30 anos de prisão.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: