Campo Grande (MS), Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2026

Política / Relações Internacionais

Nelsinho Trad reage à judicialização e lidera ofensiva parlamentar para destravar acordo Mercosul–União Europeia

Mesmo em recesso, senador articula no Congresso, reforça diálogo com a UE e defende aceleração da internalização do tratado

22/01/2026

12:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Mesmo durante o recesso parlamentar, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, retornou ao Congresso Nacional nesta quinta-feira para liderar uma ofensiva política e diplomática em defesa do acordo Mercosul–União Europeia, após a decisão do Parlamento Europeu de remeter o texto ao Tribunal de Justiça da União Europeia.

Segundo o senador, a articulação busca preservar o cronograma político, fortalecer o diálogo parlamentar com lideranças europeias e garantir que o acordo avance no Brasil, com impactos diretos para a indústria e o agronegócio.

Articulação com o Executivo

Logo pela manhã, Nelsinho Trad participou de reunião com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que reiterou a disposição do governo de “acelerar o processo” e encaminhar a proposta ao Congresso para a internalização do acordo.

Para o senador, o momento é histórico:

“É um grande exemplo de que, pelo diálogo e pelo entendimento, você pode abrir mercados, fortalecer o multilateralismo e estimular investimentos recíprocos.”

Encontro com a União Europeia

Ainda nesta quinta-feira, Nelsinho Trad se reuniu com a embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf. Após o encontro, ambos atenderam à imprensa, reforçando a mensagem de cooperação institucional entre Brasil e Europa diante do impasse jurídico em Bruxelas.

O senador defendeu que, diante do atraso europeu, o papel dos Parlamentos torna-se decisivo e que a articulação entre os Legislativos pode destravar resistências políticas. A embaixadora reconheceu esse diferencial e fez uma avaliação positiva do tratado:

“Essa assinatura do acordo é uma grande conquista. Tenho certeza de que, nas nossas relações, esse acordo vai ser um divisor de águas. É um ganha-ganha.”

Como será a tramitação no Congresso

Atualmente, o acordo permanece no Poder Executivo, que deverá enviar o texto ao Congresso para iniciar o processo de internalização. Segundo Nelsinho Trad, o primeiro passo será o envio à Câmara dos Deputados, onde o presidente da Casa, Hugo Motta, dará início à tramitação no âmbito da delegação brasileira do Parlasul.

A partir daí, será definida a tramitação em regime de urgência ou pelo rito tradicional. O texto passará pelas comissões pertinentes, seguirá para votação em Plenário e, posteriormente, será encaminhado ao Senado Federal para análise e deliberação.

Quatro frentes de atuação

O senador anunciou que intensificará o acompanhamento do acordo em quatro frentes:

  • Articulação com o Itamaraty e a Casa Civil;

  • Diálogo permanente com a União Europeia;

  • Mobilização internacional, com eurodeputados e países favoráveis ao tratado;

  • Criação de uma subcomissão específica na CRE, assim que o texto chegar ao Senado.

“Assim que o acordo chegar ao Senado, defenderei imediatamente a instalação de uma subcomissão na Comissão de Relações Exteriores”, afirmou Nelsinho Trad.

A estratégia busca garantir previsibilidade, reduzir incertezas e manter o Brasil na dianteira do processo, mesmo diante dos entraves jurídicos enfrentados no bloco europeu.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: