Campo Grande (MS), Sábado, 22 de Fevereiro de 2025

POLÍTICA

Cid afirma que juiz do TSE ajudou a monitorar Alexandre de Moraes; sigilo da delação foi retirado

Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro confirma espionagem contra o ministro do STF durante as eleições de 2022.

20/02/2025

17:35

DA REDAÇÃO

©REPRODUÇÃO

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmou em delação premiada que o ministro Alexandre de Moraes foi monitorado por um juiz do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2022, período em que presidia a Justiça Eleitoral.

A confirmação está em um dos vídeos da delação, cujo sigilo foi retirado nesta quinta-feira (20), após a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciar Bolsonaro e mais 33 investigados no inquérito sobre tentativa de golpe de Estado.

📌 Cid detalha espionagem contra Moraes

📌 Monitoramento foi ordenado por Bolsonaro – Cid afirmou que seguiu ordens diretas do ex-presidente para obter informações sobre Alexandre de Moraes.
📌 Contato via coronel Câmara – O tenente-coronel repassou a ordem ao coronel Câmara, que acionou um juiz do TSE para fornecer dados sobre o ministro.
📌 Juiz já foi identificado – Após a revelação, Moraes confirmou que o juiz já foi identificado, mas o nome ainda não foi divulgado.

"Não é um ministro, é um juiz que nós identificamos", afirmou Alexandre de Moraes durante o depoimento de Cid.

📢 Espionagem se intensificou antes das eleições

A retirada do sigilo dos depoimentos também revelou que o monitoramento contra Moraes aconteceu em outros momentos, com Bolsonaro ordenando o acompanhamento dos passos do ministro.

Segundo os depoimentos, Bolsonaro recebeu informações de que o então vice-presidente Hamilton Mourão teria se encontrado com Moraes em São Paulo, o que motivou a espionagem.

🔴 Denúncia da PGR: tentativa de golpe e plano de assassinato

A PGR também apresentou denúncia contra Bolsonaro, acusando o ex-presidente de planejar e concordar com ações para assassinar:
✔️ Luiz Inácio Lula da Silva (presidente da República)
✔️ Geraldo Alckmin (vice-presidente da República)
✔️ Alexandre de Moraes (ministro do STF)

O plano, batizado de "Punhal Verde Amarelo", teria sido arquitetado e levado ao conhecimento de Bolsonaro, segundo o procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Com a divulgação do conteúdo da delação, os desdobramentos da investigação devem aprofundar as apurações sobre o envolvimento de membros do governo anterior e possíveis responsabilizações criminais.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: