Campo Grande (MS), Domingo, 23 de Novembro de 2025

Política / Justiça

Bolsonaro alega “surto” por medicamentos e nega tentativa de fuga em audiência de custódia; juíza mantém prisão preventiva

Ex-presidente seguirá detido na PF em Brasília enquanto Primeira Turma do STF decide nesta segunda-feira (24) se confirma ou revoga decisão de Alexandre de Moraes

23/11/2025

12:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, durante audiência de custódia realizada neste domingo (23) em Brasília, que tentou abrir a tornozeleira eletrônica por causa de um “surto” provocado por medicamentos de uso psiquiátrico. Na oitiva, Bolsonaro negou qualquer intenção de fuga. A prisão preventiva, no entanto, foi mantida pela juíza auxiliar Luciana Sorrentino, que considerou regular a atuação da Polícia Federal.

Segundo a ata da audiência, Bolsonaro disse ter tido “alucinação” de que havia uma escuta instalada na tornozeleira. Afirmou que usou um ferro de solda para tentar abrir o equipamento, mas recuou e parou ao “cair na razão”. Ele também teria comunicado os agentes de custódia logo em seguida.

O que Bolsonaro alegou

Durante o depoimento, Bolsonaro declarou:

  • que viveu uma “certa paranoia” provocada pelos remédios pregabalina e sertralina, indicados para quadros de ansiedade e depressão;

  • que tem o sono “picado” e dorme pouco;

  • que tentou mexer na tornozeleira pouco depois da meia-noite;

  • que interrompeu a ação após perceber o erro;

  • que nunca teve episódio semelhante;

  • que começou a tomar um dos medicamentos quatro dias antes do incidente;

  • que não tinha qualquer intenção de fuga.

O episódio ocorreu horas depois de o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio onde o ex-presidente cumpria prisão domiciliar.

Prisão mantida

A audiência de custódia, que serve para avaliar a legalidade da prisão e eventuais violações de direitos, foi encerrada por volta das 12h40. A juíza Sorrentino entendeu que os procedimentos da PF foram cumpridos corretamente e decidiu pela manutenção da prisão preventiva.

A defesa deve se manifestar formalmente sobre a tentativa de violação da tornozeleira, conforme prazo de 24 horas dado por Moraes.

O que acontece agora

A Primeira Turma do STF julgará nesta segunda-feira (24), das 8h às 20h, se mantém a decisão de Alexandre de Moraes ou se revoga a prisão de Bolsonaro. Votarão os ministros Flávio Dino (presidente da Turma), Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Moraes está impedido, por ser o autor da decisão.

Se o colegiado confirmar a prisão, Bolsonaro poderá permanecer preso por tempo indeterminado, desde que a medida seja reavaliada a cada 90 dias, como exige a legislação penal.

Prisão preventiva x condenação pela trama golpista

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe, organização criminosa armada e deterioração do patrimônio público. No entanto, a prisão atual não decorre dessa condenação, pois o prazo de recursos ainda está aberto.

O fim dessa etapa recursal ocorre nos próximos dias. Se os últimos recursos forem rejeitados, Bolsonaro deve iniciar a execução da pena em regime fechado, o que significa que sua prisão preventiva será imediatamente sucedida pela prisão decorrente da condenação.

▶️ LEIA A DECISÃO NA ÍNTEGRA.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: