Campo Grande (MS), Domingo, 23 de Novembro de 2025

Política / Justiça

O que acontece após a prisão de Jair Bolsonaro por violação da tornozeleira eletrônica

Ex-presidente passa por audiência de custódia neste domingo; defesa terá de explicar tentativa de queima do equipamento

23/11/2025

06:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece preso preventivamente desde a manhã de sábado (22/11), na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A PF apontou risco de fuga e violação da tornozeleira eletrônica, que Bolsonaro utilizava desde julho. A audiência de custódia está marcada para este domingo (23/11).

Por que a prisão foi decretada

A Polícia Federal enviou ao STF parecer afirmando que a chamada “vigília” convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em frente ao condomínio do pai indicava risco de evasão. O entendimento foi confirmado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, que endossou a necessidade da prisão preventiva.

A ordem de Moraes determinou que não fossem usadas algemas e que fosse evitada exposição pública do ex-presidente — medidas que foram seguidas pelos investigadores.

A violação da tornozeleira

No mandado de prisão, Moraes destacou que Bolsonaro tentou violar a tornozeleira eletrônica. Em vídeo cujo sigilo foi retirado pelo ministro, o ex-presidente admite ter usado um ferro de solda para tentar queimar o dispositivo.

O registro foi feito pela diretora-adjunta do sistema de monitoramento, Rita de Cássia, que relatou que às 0h07 de sábado o Cime identificou a violação e acionou a equipe de escolta que estava na porta da residência. Bolsonaro declarou que tentava danificar o aparelho “desde o fim da tarde de sexta-feira”.

A tornozeleira foi substituída em seguida e será submetida a perícia.

Onde Bolsonaro está detido

Bolsonaro está em uma sala de aproximadamente 12 m² na Superintendência da PF, equipada com ar-condicionado, cama, frigobar, televisão e banheiro privativo. O espaço foi recentemente reformado.

A prisão preventiva não está relacionada ao processo em que o ex-presidente foi condenado a 27 anos de prisão por participação na trama golpista de 2022. Esse caso segue em fase de embargos, cujo prazo final de apresentação das defesas é segunda-feira (24/11), às 23h59.

O que vem a seguir no STF

A decisão de Moraes será analisada pela Primeira Turma do STF, em sessão extraordinária marcada pelo ministro Flávio Dino para esta segunda-feira (24/11), das 8h às 20h. O colegiado decidirá se mantém ou revoga a prisão preventiva.

Pedido de prisão domiciliar humanitária

Horas após a operação, Moraes considerou prejudicado o pedido da defesa para conceder prisão domiciliar humanitária a Bolsonaro. A solicitação havia sido feita na sexta-feira (21/11), com apresentação de laudos médicos.

O ministro também indeferiu o pedido para autorizar visitas de 16 aliados políticos, entre eles Sóstenes Cavalcante, Júlia Zanatta, Bia Kicis e o senador Carlos Portinho, além de revogar visitas que já estavam autorizadas, como as dos governadores Ronaldo Caiado e Tarcísio de Freitas.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: