Campo Grande (MS), Domingo, 23 de Novembro de 2025

Política / Justiça

Esposa de Alexandre Ramagem publica vídeo sobre fuga da família para Miami e afirma agir para “proteger a minha família”

Deputado foi condenado a 16 anos por participação na trama golpista; PF investiga rota de saída do Brasil

23/11/2025

12:00

DA REDAÇÃO

Post da mulher de Ramagem no Instagram — Foto: Reprodução/Instagram

A esposa do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), Rebeca Ramagem, afirmou neste domingo (23), em publicação nas redes sociais, que deixou o Brasil rumo a Miami, nos Estados Unidos, “com um único propósito: proteger a minha família”. A postagem ocorre dias após vir à tona que Ramagem deixou o país descumprindo ordem judicial que o impedia de viajar ao exterior.

Rebeca divulgou um vídeo mostrando o reencontro das filhas com o pai no aeroporto, indicando que o parlamentar e o restante da família viajaram em momentos distintos. Segundo ela, a família estaria sendo vítima de “perseguição política” e “lawfare”, termo usado para descrever o suposto uso indevido do sistema judicial para fins de perseguição.

“Hoje, infelizmente, não encontramos no país a garantia de uma justiça imparcial. Somos vítimas de lawfare e temos enfrentado uma perseguição política desumana”, escreveu Rebeca.

PF apura rota da fuga

De acordo com apuração da TV Globo, a Polícia Federal investiga se Ramagem deixou o Brasil através da fronteira com a Venezuela ou com a Guiana, ambas acessíveis por Roraima. A suspeita é de que o deputado possa ter cruzado a fronteira por terra utilizando um carro alugado em Boa Vista.

A fuga ocorreu mesmo após o Supremo Tribunal Federal ter determinado que Ramagem não poderia deixar o país e deveria entregar o passaporte.

Condenação no STF

A Primeira Turma do STF condenou o deputado a 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão pelos crimes de:

  • Organização criminosa

  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito

  • Golpe de Estado

Os ministros concluíram que Ramagem utilizou a estrutura da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) — da qual foi diretor no governo Bolsonaro — para monitorar adversários políticos e auxiliar Jair Bolsonaro nos ataques ao sistema eleitoral com objetivo de mantê-lo no poder.

O processo entrou na fase de recursos, e o primeiro embargo apresentado pela defesa já foi rejeitado. Após o fim das possibilidades recursais, a pena poderá começar a ser executada.

Prisão preventiva já havia sido decretada

Na última quarta-feira (19), o PSOL solicitou ao STF e à Polícia Federal a prisão preventiva do parlamentar, que já estava foragido. No entanto, apuração da TV Globo revelou que a prisão preventiva de Ramagem já havia sido decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, em decisão sigilosa, atendendo a pedido da PF.

A fuga coloca pressão adicional sobre a Corte e pode resultar em medidas mais duras caso seja confirmada a violação das ordens judiciais.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: