Campo Grande (MS), Domingo, 02 de Novembro de 2025

Política Nacional

Com segurança pública, direita tenta retomar protagonismo para enfrentar Lula em 2026

Após perda de espaço e avanço da popularidade do petista, governadores de direita usam megaoperação no Rio como bandeira política

02/11/2025

12:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A megaoperação policial no Rio de Janeiro, que deixou mais de 100 mortos e se tornou a mais letal da história do país, reacendeu o debate sobre segurança pública e devolveu à direita uma pauta de alto apelo popular. O tema surge como uma tentativa do grupo de reconquistar protagonismo político e reagir à retomada da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — fortalecida nas últimas semanas por resultados econômicos positivos e pela foto simbólica com Donald Trump durante o encontro na Malásia.

Segurança pública vira bandeira da direita

Governadores alinhados ao campo conservador viram na tragédia fluminense uma oportunidade de reconectar-se com o eleitorado por meio de um tema de “vida real” e forte impacto na opinião pública. Durante a semana, duas reuniões entre líderes estaduais da direita consolidaram a retomada dessa articulação política.

Um dos encontros ocorreu no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, reunindo três potenciais presidenciáveis:

  • Ronaldo Caiado (União Brasil – GO),

  • Romeu Zema (Novo – MG),

  • Tarcísio de Freitas (Republicanos – SP), que participou remotamente.

Da reunião nasceu o chamado “Consórcio da Paz”, que pretende integrar ações estaduais de combate à criminalidade. Segundo Caiado, a iniciativa será aberta a todos os governadores interessados.

“Queremos enfrentar a violência de forma coordenada, independente de bandeiras partidárias”, afirmou Caiado, ao mesmo tempo em que o grupo reforçou críticas à condução da segurança pública pelo governo federal.

Críticas ao Planalto e sinalização eleitoral

Embora os governadores neguem motivação eleitoral, o movimento é visto como ensaio para 2026, quando a direita tentará desafiar Lula nas urnas.
O governador Cláudio Castro (PL-RJ), anfitrião da reunião, afirmou em entrevista ao Metrópoles que o governo Lula “não vê segurança pública como prioridade”.

“É uma crítica recorrente que eu faço: essa gestão não vê segurança pública como prioridade, e eu mantenho isso”, declarou Castro.

A partir da operação, o grupo deve prolongar o tema o máximo possível, aproveitando a sensação de insegurança crescente entre os brasileiros — ponto identificado nas últimas pesquisas de opinião.

Próximos embates no Congresso

O novo foco da direita será o Congresso Nacional, onde avançam debates sobre projetos de lei e propostas constitucionais na área de segurança.
Entre elas, está a PEC da Segurança, proposta pelo próprio governo Lula, mas que enfrenta resistência dos governadores conservadores, dispostos a modificar ou desfigurar o texto original enviado pelo Planalto.

Com a pauta da segurança em alta e a economia ainda em recuperação, o tema deve se tornar um dos principais eixos do debate eleitoral de 2026, recolocando o campo conservador em movimento após meses de dispersão política.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: