Campo Grande (MS), Domingo, 02 de Novembro de 2025

Saúde

Câncer de próstata mata 48 homens por dia no Brasil, apesar da alta chance de cura

Número de mortes cresce no país, impulsionado pela falta de exames preventivos e pelo preconceito em relação ao toque retal

01/11/2025

09:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O câncer de próstata continua sendo um grave problema de saúde pública no Brasil. Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a doença matou 48 homens por dia em 2024, totalizando 17.587 mortes — mesmo sendo altamente curável quando diagnosticada precocemente. Os dados constam no painel de mortalidade do Ministério da Saúde.

Entre 2015 e 2024, o número de mortes aumentou 21%, passando de 14,9 mil para 17,5 mil casos. No total, mais de 159 mil brasileiros perderam a vida para a doença em uma década. A região Centro-Oeste registrou o maior crescimento no período (26,1%), seguida pelo Sul (24,1%), Sudeste (21%), Nordeste (19,7%) e Norte (19,5%).

Preconceito ainda é barreira

Embora o câncer de próstata seja o segundo tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do de pele não melanoma, o tabu em torno do exame de toque retal ainda afasta muitos pacientes do consultório médico.

De acordo com o urologista Marco Arap, do Hospital Sírio-Libanês, o preconceito é um dos principais inimigos da prevenção.

“Não é um exame confortável, mas é simples, barato e fundamental para o diagnóstico precoce da doença”, explica o especialista.

O exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico), quando aliado ao toque retal, permite identificar alterações suspeitas em estágios iniciais, aumentando significativamente as chances de cura.

Diagnóstico e exames complementares

Além do PSA e do toque, a ressonância magnética é outro exame importante para confirmar alterações na próstata. “A ressonância é muito sensível e específica, mas deve ser solicitada apenas quando o PSA ou o toque indicam anormalidades”, ressalta Arap.

Como a doença é silenciosa em seus estágios iniciais, a SBU recomenda que os exames preventivos comecem aos 50 anos, ou aos 45 para homens negros ou com histórico familiar da doença. Esses grupos apresentam risco até duas vezes maior de desenvolver o tumor e maior mortalidade.

“O câncer de próstata é traiçoeiro. Muitos descobrem em fase avançada, quando as chances de cura caem drasticamente. Prevenir é um ato de responsabilidade”, afirma Luiz Otávio Torres, presidente da SBU.

Sinais de alerta

Nos estágios mais avançados, o câncer de próstata pode provocar:

  • Dificuldade ou dor ao urinar;

  • Jato urinário fraco ou interrompido;

  • Sensação de bexiga cheia;

  • Sangramento;

  • Dor nas costas ou nos ossos.

Em casos de metástase, podem ocorrer dores ósseas intensas, perda de peso e anemia. Entretanto, o médico reforça que esses sintomas também podem estar associados a outras doenças benignas, como infecção urinária, cálculos renais ou hiperplasia prostática benigna.

“Qualquer sintoma deve ser avaliado por um especialista. O diagnóstico precoce é a diferença entre cura e complicação”, alerta Arap.

Tratamento e vigilância ativa

Nem todos os casos exigem tratamento imediato. Em tumores de baixo risco e crescimento lento, o médico pode recomendar a vigilância ativa, que consiste em um acompanhamento clínico contínuo, sem intervenção cirúrgica.

“Há tumores tão lentos que a cirurgia pode ser mais agressiva que a própria doença. Mas o perigo está em abandonar o acompanhamento — isso permite que o câncer avance e reduza as chances de cura”, conclui o especialista.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: