Campo Grande (MS), Domingo, 02 de Novembro de 2025

Política / Opinião Pública

Pesquisa Quaest: aprovação de Cláudio Castro sobe a 53% após megaoperação no Rio

Governador do PL ganha 10 pontos percentuais e melhora avaliação na área de segurança pública

02/11/2025

13:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A popularidade do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), cresceu 10 pontos percentuais entre agosto e o fim de outubro, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada neste domingo (2). A sondagem aponta que 53% dos fluminenses aprovam a gestão, enquanto 40% desaprovam e 7% não souberam ou não responderam.

O levantamento foi realizado logo após a megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, considerada a mais letal da história do estado, com 121 mortos, entre eles quatro policiais.

Alta na aprovação ligada à pauta da segurança

De acordo com o cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest, o aumento da aprovação de Castro está diretamente ligado à percepção de que a operação teve foco no combate ao crime organizado.

“A melhora na aprovação aconteceu porque a maioria dos cariocas acredita que a operação foi autorizada para combater o crime organizado, não como ação para ganhar popularidade”, explicou Nunes.

Entre os entrevistados, 54% afirmaram que o governador agiu para enfrentar o crime, enquanto 40% acreditam que a operação teve fins políticos e 2% apontaram outros motivos.

Avaliação da segurança pública também melhorou

A pesquisa mostra ainda que a avaliação positiva da política de segurança pública do governo estadual quase dobrou no período — passando de 22% em agosto para 39% em outubro.

“Mesmo que a sensação de segurança da população não tenha mudado substancialmente, houve uma melhora expressiva na percepção do trabalho do governo na área”, observou o diretor da Quaest.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre 30 e 31 de outubro, por meio de 1.500 entrevistas presenciais domiciliares com moradores de 16 anos ou mais, em diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

O estudo também revelou que 98% dos entrevistados tinham conhecimento da megaoperação realizada pelas forças policiais fluminenses.


    Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

    Últimas Notícias

    Veja Mais

    Envie Sua Notícia

    Envie pelo site

    Envie pelo Whatsapp

    Municípios

    Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

    ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

    PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

    Site desenvolvido por: