Campo Grande (MS), Sexta-feira, 31 de Outubro de 2025

Política / Segurança Pública

CPI do Crime Organizado terá Flávio Bolsonaro e Sérgio Moro entre os integrantes

Instalação está marcada para terça-feira (4); colegiado deve investigar avanço das facções e envolvimento de agentes públicos

31/10/2025

10:00

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

O Senado Federal se prepara para instalar, na próxima terça-feira (4 de novembro), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, que investigará o avanço das facções criminosas, o envolvimento de agentes públicos e as falhas nas políticas de segurança pública no país.

As bancadas partidárias começaram nesta sexta-feira (31) a indicar os senadores que comporão o colegiado. Entre os nomes confirmados estão Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, e o ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro (União Brasil-PR). O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) deve ser o relator da comissão.

Composição e articulações

Até o momento, as indicações indicam maioria da oposição no colegiado. Além de Flávio Bolsonaro e Moro, devem participar Marcos do Val (Podemos-ES) — que poderá ser substituído por Márcio Bittar (PL-AC) caso mantenha a licença — e Magno Malta (PL-ES), que também está licenciado e pode ser substituído por Eduardo Girão (Novo-CE).

Os partidos PP e Republicanos ainda não formalizaram seus representantes, o que pode ampliar a influência da oposição dentro da CPI.

Pelo campo governista, o PT indicou como titulares o líder da bancada no Senado, Jaques Wagner (BA), e Rogério Carvalho (SE). O senador Fabiano Contarato (ES) será suplente. Outros nomes próximos ao governo, como Otto Alencar (PSD-BA), Jorge Kajuru (PSB-GO) e o próprio Alessandro Vieira, devem integrar o grupo.

Segundo Otto Alencar, que preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a composição ainda pode ser ajustada nos próximos dias. O governo tenta articular apoio para que Contarato assuma a presidência da CPI.

Contexto e motivação

A criação da comissão foi anunciada na quarta-feira (29), um dia após a megaoperação policial no Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho (CV), que deixou 121 mortos. O episódio reacendeu o debate sobre a eficácia das ações de segurança pública e o papel da União no combate ao crime organizado.

A expectativa é de que a CPI se torne um dos principais palcos de embate político do Congresso neste fim de ano, com trocas de acusações entre governistas e oposição em torno da responsabilidade das autoridades federais e estaduais no enfrentamento às facções criminosas.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: