Campo Grande (MS), Quinta-feira, 09 de Outubro de 2025

Saúde Pública

Casos suspeitos de intoxicação por metanol chegam a 127 no Brasil; 11 estão confirmados

Ministro Alexandre Padilha anuncia compra de 12 mil ampolas de antídoto e reforço no estoque estratégico do SUS

04/10/2025

09:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O Brasil já registra 127 casos suspeitos de intoxicação por metanol, segundo informou nesta manhã o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Do total, 11 foram confirmados em laboratório, enquanto os demais permanecem em investigação.

“Não houve aumento de confirmação laboratorial. O que tivemos foi o crescimento de suspeitas clínicas”, esclareceu Padilha durante entrevista coletiva em Teresina, ao anunciar medidas emergenciais de enfrentamento.

Até o momento, 12 unidades da Federação notificaram casos suspeitos ao Ministério da Saúde.

Reforço no estoque estratégico

Para ampliar a capacidade de resposta do sistema público, o governo federal anunciou a aquisição de 12 mil ampolas de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicação por metanol. O carregamento deve chegar aos hospitais universitários já na próxima semana.

Segundo Padilha, o Ministério da Saúde já havia comprado 4.300 ampolas anteriormente, compondo um estoque estratégico para os centros de referência em toxicologia.

“Temos garantido em toda a rede do SUS o etanol farmacêutico para uso em casos suspeitos, inclusive nos centros estaduais e municipais de toxicologia”, reforçou o ministro.

Apoio da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também ampliou a rede de apoio, repassando a estados e municípios a lista de 609 farmácias de manipulação habilitadas a fabricar o antídoto. A medida busca garantir agilidade na distribuição e reposição do medicamento em todas as regiões do país.

Contexto da crise

O aumento de casos suspeitos está ligado à ingestão de bebidas adulteradas com metanol, substância tóxica usada na indústria e sem qualquer aplicação segura para consumo humano. Uma vez ingerido, o metanol é metabolizado pelo fígado em compostos altamente nocivos, como o ácido fórmico, que podem provocar cegueira, falência orgânica e morte.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: