Campo Grande (MS), Domingo, 14 de Dezembro de 2025

Política / Justiça

Carla Zambelli renuncia ao mandato após STF determinar perda imediata da cadeira

Deputada comunicou decisão antes de a Câmara cumprir ordem do Supremo; suplente Adilson Barroso será convocado

14/12/2025

14:00

DA REDAÇÃO

©REPRODUÇÃO

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) renunciou ao mandato parlamentar neste domingo (14), após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar a perda imediata da cadeira e a convocação do suplente. A informação foi confirmada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Em nota oficial, a Câmara dos Deputados informou que Zambelli comunicou a renúncia à Secretaria-Geral da Mesa. Diante disso, Hugo Motta determinou a convocação do suplente, Adilson Barroso (PL-SP), para assumir o cargo.

A renúncia foi formalizada antes mesmo de a Câmara cumprir a nova determinação do STF, o que, segundo aliados da parlamentar, faz parte de uma estratégia política e jurídica.

Condenação e decisão do STF

Em maio, o STF condenou Carla Zambelli a dez anos de prisão e à perda do mandato por envolvimento na invasão cibernética ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), executada pelo hacker Walter Delgatti Neto. O processo transitou em julgado em junho, sem possibilidade de novos recursos.

A decisão foi encaminhada à Câmara dos Deputados para análise. Na madrugada de quinta-feira (11), o plenário registrou 227 votos a favor da cassação e 170 pela manutenção do mandato. Como eram necessários 257 votos, a cassação não foi aprovada.

No entanto, na sexta-feira (12), o STF anulou a deliberação da Câmara e determinou a perda imediata do mandato, apontando que a votação violava a Constituição, que impõe a perda da cadeira parlamentar em casos de condenação criminal com trânsito em julgado.

Estratégia para preservar direitos políticos

Aliados da ex-deputada afirmam que a renúncia antecipada busca preservar direitos políticos e evitar efeitos mais amplos da cassação formal.

“Ao renunciar antes da conclusão da cassação, preserva direitos políticos, amplia possibilidades de defesa e evita os efeitos mais graves de um julgamento claramente politizado”, declarou o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do PL na Câmara.

Zambelli está presa na Itália

Carla Zambelli está presa na Itália desde julho, após deixar o Brasil em razão do trânsito em julgado da condenação no STF. O Supremo aguarda a extradição da ex-parlamentar.

Além dessa condenação, Zambelli também foi sentenciada, em agosto, a cinco anos e três meses de prisão e à perda do mandato por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal, em decorrência do episódio em que perseguiu um homem armada na véspera do segundo turno das eleições de 2022.

Próximos passos

Com a renúncia formalizada, a Câmara dará andamento à posse do suplente Adilson Barroso (PL-SP), encerrando o vínculo parlamentar de Carla Zambelli com a atual legislatura.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: