Campo Grande (MS), Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2025

Política / Justiça

Após ultrassom autorizado pelo STF, médicos recomendam cirurgia para Jair Bolsonaro

Ex-presidente foi diagnosticado com duas hérnias inguinais durante exame realizado na Superintendência da PF, em Brasília

14/12/2025

19:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu recomendação médica para realização de cirurgia após exames de ultrassonografia feitos neste domingo (14) na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. O procedimento foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da defesa.

Segundo o advogado João Henrique Nascimento de Freitas, os exames identificaram duas hérnias inguinais, e a equipe médica indicou a intervenção cirúrgica como único tratamento definitivo para o quadro.

“Os exames identificaram duas hérnias inguinais, e os médicos recomendaram que ele seja submetido a um procedimento cirúrgico, a única forma de tratamento definitivo para o quadro”, afirmou o advogado, em publicação nas redes sociais.

Autorização do STF e exames no local

A autorização para a realização do ultrassom foi concedida na sexta-feira (12) por Alexandre de Moraes, permitindo que o exame ocorresse no local de custódia. A defesa solicitou a entrada do médico Bruno Luís Barbosa Cherulli com equipamento portátil de ultrassonografia para avaliar as regiões inguinais direita e esquerda do ex-presidente.

Outro advogado de Bolsonaro, Paulo Cunha Bueno, informou que a defesa pretende renovar nesta segunda-feira (15) o pedido de hospitalização para a realização da cirurgia.

“Esperando-se que, diante do resultado da ultrassonografia, seja, finalmente, deferido o pedido, independentemente de perícia policial”, escreveu.

Situação de custódia

Bolsonaro está preso desde 22 de novembro na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. Após o trânsito em julgado do processo relacionado à trama golpista, em 25 de novembro, passou a cumprir pena em regime fechado.

O pedido de ultrassonografia ocorreu depois de Moraes considerar antigos os documentos médicos apresentados anteriormente pela defesa e determinar a realização de perícia médica oficial pela PF, com prazo de até 15 dias para conclusão. Antes disso, os advogados haviam solicitado autorização para cirurgia em hospital particular e permanência pelo período de recuperação, pedido que segue em análise.

Visitas

A defesa também solicitou alterações nas regras de visita, propondo cadastro prévio apenas de Michelle Bolsonaro e dos filhos do ex-presidente, com visitas de segunda a sexta, sem necessidade de autorizações judiciais semanais. O pedido foi negado por Moraes, que manteve os procedimentos atuais, exigindo autorização judicial para cada visita.

Contexto médico

A hérnia inguinal ocorre quando parte do intestino ou tecido abdominal se projeta pela região da virilha, podendo causar dor, inchaço e desconforto, sobretudo durante esforços. De acordo com a defesa, o diagnóstico fundamentou a recomendação cirúrgica.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: