Política / Eleições 2026
Tarcísio descarta disputa presidencial em 2026 e confirma candidatura à reeleição em São Paulo
Governador fez a declaração após visitar Jair Bolsonaro em Brasília; aliados apontam desgaste político e tentativa de preservar base estadual
29/09/2025
18:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reafirmou nesta segunda-feira (29/9) que será candidato à reeleição no estado em 2026, descartando a possibilidade de disputar a Presidência da República. A declaração ocorreu em Brasília, após sua primeira visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desde a condenação dele pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação na trama golpista.
“Sou candidato à reeleição em São Paulo, como eu tenho dito. Isso já está claro. Vim aqui fazer uma visita de cortesia, visitar um amigo que foi muito importante na minha história e por quem tenho consideração”, disse Tarcísio.
Conforme revelou o portal Metrópoles, aliados do governador relatam que ele estaria desanimado com o atual cenário político. As queixas incluem:
Falta de organização da direita;
Pressões do Centrão para assumir o papel de principal adversário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026;
Aumento da exposição a ataques do PT em campanhas publicitárias.
Um interlocutor avaliou que a aproximação com caciques como Valdemar Costa Neto (PL), Ciro Nogueira (PP) e Antonio Rueda (União Brasil) teria colocado o governador em “uma furada” ao antecipar debates sobre um eventual projeto presidencial.
Nos últimos dias, Tarcísio reduziu a participação em pautas nacionais e concentrou sua agenda em compromissos locais. A mudança de postura contrasta com sua atuação em 7 de Setembro, quando chamou o ministro Alexandre de Moraes, do STF, de “tirano” em ato bolsonarista.
Analistas interpretam a guinada como uma estratégia para preservar a base política em São Paulo e evitar novos desgastes no debate nacional.
O encontro em Brasília também contou com a presença do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, que reforçou o compromisso de manter a unidade do grupo político:
“Quero deixar um recado claro para que não haja dúvidas: independentemente de como as coisas vão transcorrer, eu, Tarcísio e os partidos de centro-direita estaremos juntos em 2026, de qualquer forma, para recolocar o Brasil nos trilhos a partir de 2027.”
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula venceria todos os adversários no 2º turno, aponta pesquisa Genial/Quaest
Leia Mais
Podemos comer bananas com manchas? Especialistas explicam diferenças nutricionais em cada fase da fruta
Leia Mais
Confira seu astral para esta quinta-feira, 9
Leia Mais
Israel e Hamas assinam acordo de paz mediado pelos Estados Unidos para iniciar cessar-fogo na Faixa de Gaza
Municípios