Campo Grande (MS), Quarta-feira, 17 de Setembro de 2025

Política / Justiça

Dino reage à PEC da Blindagem e acelera julgamento sobre emendas no STF

Ministro do Supremo determina que PGR e AGU se manifestem em ações que podem reduzir poder do Congresso sobre o Orçamento

17/09/2025

17:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira (17) acelerar o andamento das ações que questionam o modelo de emendas parlamentares. A medida foi interpretada como uma reação direta à aprovação da chamada PEC da Blindagem, aprovada na Câmara dos Deputados, que limita a abertura de investigações contra parlamentares.

Dino determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Advocacia-Geral da União (AGU) apresentem seus posicionamentos sobre o mérito das ações, de forma a finalizar a instrução processual e permitir que o caso seja levado a julgamento ainda em outubro.

O que está em jogo

O julgamento no STF poderá dar um desfecho à polêmica sobre o montante do Orçamento destinado às emendas parlamentares e até mesmo à eliminação das emendas impositivas. Caso o tribunal acate essa tese, o governo federal ficaria desobrigado a executar os recursos indicados por deputados e senadores.

Atualmente, o Supremo tem cerca de 80 inquéritos sob sigilo que investigam parlamentares e ex-parlamentares por suspeitas de corrupção e desvio de recursos ligados às emendas. Esse cenário tem alimentado tensões entre o Congresso e o STF.

PEC da Blindagem e articulações políticas

A PEC da Blindagem prevê que investigações contra parlamentares só possam ser abertas no STF com autorização prévia do Congresso Nacional, em votação secreta. A proposta foi relatada ao Supremo pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em reuniões com os ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.

Nos bastidores, deputados do centrão afirmam que a motivação para aprovar a PEC é justamente conter o avanço das investigações sobre emendas. A aprovação também fortalece a posição de Hugo Motta, que vinha sofrendo pressões internas após os motins de bolsonaristas e a disputa pela anistia.

Reações no STF

Segundo relatos, alguns ministros sugeriram ajustes no texto, incluindo um prazo de 90 dias para que o Congresso decida sobre a autorização de investigação, prevendo aprovação tácita em caso de omissão.

Outros ministros, no entanto, rejeitaram a ideia de acordo e alertaram que a PEC pode incentivar criminosos a se candidatarem em 2026 para obter foro privilegiado e proteção contra investigações.

Relação com o caso Bolsonaro

As conversas entre líderes do Congresso e ministros do STF também envolvem a negociação sobre a anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro.

Hugo Motta teria sugerido ao Supremo que, em troca do avanço da PEC, a Câmara barrasse o projeto de anistia ampla. Em seu lugar, tramita um texto alternativo, articulado por Davi Alcolumbre (União-AP) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que prevê apenas a redução de penas dos envolvidos.

Uma das propostas em discussão é a alteração da Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito, absorvendo o crime de abolição do Estado Democrático pelo de golpe de Estado. Essa mudança poderia reduzir em até seis anos a pena de Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão pela trama golpista.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: