Campo Grande (MS), Sábado, 08 de Novembro de 2025

Política / Justiça

Por unanimidade, STF mantém condenação de Bolsonaro e aliados por trama golpista

Primeira Turma rejeita recursos e confirma penas impostas ao ex-presidente e ex-ministros; Moraes decidirá quando decretar prisão definitiva

07/11/2025

21:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, nesta sexta-feira (7), a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seis ex-integrantes do governo pela chamada trama golpista, ação penal que investiga a tentativa de subversão da ordem constitucional após as eleições de 2022.

Com placar de 4 votos a 0, o colegiado rejeitou os embargos de declaração apresentados pelas defesas dos réus, que buscavam evitar o início do cumprimento das penas em regime fechado.

Julgamento e votos

Os votos foram proferidos pelos ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.
O ministro Luiz Fux não participou do julgamento — ele foi transferido para a Segunda Turma do STF no mês passado, após ter votado pela absolvição de Bolsonaro no julgamento principal.

Com o resultado, o julgamento virtual foi encerrado, e caberá ao ministro Alexandre de Moraes decidir quando decretar as prisões dos condenados.

Prisão e próximos passos

A execução das penas só poderá ocorrer após o trânsito em julgado, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recursos.
Embora os advogados de defesa possam tentar novos pedidos ao plenário, a Corte considerou esgotadas as instâncias recursais, uma vez que os embargos de declaração foram rejeitados por unanimidade.

Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por determinação de Moraes, em função das investigações do inquérito sobre o tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil. Caso a prisão definitiva seja decretada, ele poderá ser transferido para o presídio da Papuda, em Brasília, ou para uma sala especial da Polícia Federal.

Por motivos de saúde, a defesa poderá solicitar a manutenção da prisão domiciliar, a exemplo do que ocorreu com Fernando Collor, que obteve o direito de cumprir pena em casa com tornozeleira eletrônica.

Quem são os condenados

Além de Bolsonaro, que recebeu pena de 27 anos e três meses de prisão, também tiveram os recursos negados:

  • Walter Braga Netto, ex-ministro e candidato a vice na chapa de 2022;

  • Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;

  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do DF;

  • Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);

  • Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;

  • Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O ex-ajudante de ordens Mauro Cid, que assinou delação premiada durante as investigações, não recorreu da sentença. Ele cumpre pena em regime aberto e não utiliza mais tornozeleira eletrônica.

Contexto da decisão

Em 11 de setembro, o STF havia condenado Bolsonaro e seus ex-auxiliares por tentativa de golpe de Estado, com placar de 4 votos a 1.
Para que o caso fosse reavaliado pelo plenário, os réus precisariam obter ao menos dois votos divergentes — o que não ocorreu.

Com a decisão desta sexta-feira, fica mantida a condenação integral e o processo segue para execução penal, sob relatoria de Alexandre de Moraes.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: