Campo Grande (MS), Sábado, 08 de Novembro de 2025

Economia & Negócios

CNPJ Alfanumérico será lançado em 2026 com promessa de reduzir burocracia e ampliar segurança fiscal

Novo formato deve facilitar abertura de empresas, integração de sistemas e combate a fraudes em todo o país

07/11/2025

19:00

DA REDAÇÃO

A Receita Federal confirmou para 1º de julho de 2026 o lançamento do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) Alfanumérico, que trará letras e números na identificação das empresas. A medida — que já vinha sendo estudada antes da reforma tributária — foi acelerada pelas mudanças no sistema tributário nacional e deve marcar uma das maiores atualizações cadastrais do país.

Segundo o órgão, o novo modelo vai reduzir a burocracia, diminuir encargos para as empresas, ampliar a fiscalização e aumentar a segurança jurídica por meio da integração entre os sistemas federal, estadual e municipal.

Como será o novo CNPJ

O CNPJ Alfanumérico manterá os 14 caracteres atuais, mas com a inclusão de letras e números aleatórios, gerados pelo sistema da Receita.

  • Validade: os CNPJs atuais continuarão válidos;

  • Aplicação: o novo formato valerá apenas para novas inscrições (inclusive filiais);

  • Compatibilidade: as empresas precisarão atualizar seus sistemas internos para reconhecer o novo padrão.

A mudança foi motivada pelo esgotamento dos números disponíveis, especialmente em setores como bancos e igrejas, que possuem muitas filiais e agências. O formato alfanumérico multiplicará em mais de 30 vezes a capacidade de emissão, chegando a 3 trilhões de combinações possíveis.

O que muda para as empresas

De acordo com Rériton Weldert Gomes, coordenador-geral de Cadastros da Receita Federal, o impacto será mínimo e de baixo custo:

“A adequação não é de layout, mas apenas de leitura do campo que agora poderá conter letras. É uma atualização simples, sem taxa adicional ou contato direto da Receita.”

Empresas que não atualizarem seus softwares poderão ter dificuldades para emitir notas fiscais ou registrar novos fornecedores que utilizem o formato alfanumérico.

A chave Pix vinculada ao CNPJ continuará válida, sem necessidade de alteração.

Benefícios esperados

  • Redução da burocracia na abertura e regularização de empresas;

  • Integração dos cadastros federal, estadual e municipal;

  • Melhoria no combate a fraudes e irregularidades fiscais;

  • Simplificação de processos para empreendedores e contadores;

  • Aumento da transparência e rastreabilidade das operações.

O subsecretário Gustavo Andrade Manrique afirmou que o projeto representa “uma mudança de cultura na Receita”, ao substituir múltiplos cadastros por um identificador único nacional, reduzindo sobreposição e simplificando a vida do empresário.

Cálculo do dígito verificador

O dígito verificador (DV) continuará sendo calculado pelo método Módulo 11, mas agora com base em valores da tabela ASCII, que define equivalências entre letras e números para leitura por sistemas de informática.
Exemplo:

  • A = 17

  • B = 18

  • C = 19
    ... e assim por diante.

As letras não terão relação com o estado, atividade ou tipo jurídico da empresa — serão totalmente aleatórias.

Contexto e números

O Brasil já possui 65 milhões de CNPJs emitidos, sendo 35 milhões ativos. A reforma tributária consolidou o CNPJ como identificador único das empresas, o que ampliará ainda mais a demanda por novas inscrições.

Para a Receita, a transição marca “o início de uma nova era de interoperabilidade”, com dados integrados em um ambiente único nacional — reduzindo falhas, duplicidades e fraudes.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: