Campo Grande (MS), Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025

Religião / Vaticano

Papa Leão XIV reafirma que Jesus é o único Salvador e define regras para o uso de títulos marianos

Novo decreto esclarece o papel de Maria na Redenção e proíbe o uso do termo “Corredentora” na doutrina católica

06/11/2025

06:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O Vaticano publicou nesta terça-feira (4) uma nova instrução oficial, aprovada pelo papa Leão XIV, orientando os católicos de todo o mundo a não se referirem a Maria como “corredentora”. O documento reforça que, embora a Virgem Maria tenha cooperado na obra redentora de Cristo, ela não atuou como mediadora da salvação.

“Levando em consideração a necessidade de explicar o papel subordinado de Maria a Cristo na obra da Redenção, é sempre inoportuno o uso do título de Corredentora”, diz o texto oficial divulgado pelo Vaticano.

A decisão reafirma a doutrina central do cristianismo, segundo a qual Jesus Cristo é o único mediador e Salvador da humanidade. O decreto alerta que o título de “corredentora” poderia obscurecer o papel exclusivo de Cristo na obra da salvação, gerando confusão entre os fiéis.

“Não há salvação em nenhum outro, pois não há debaixo do céu qualquer outro nome, dado aos homens, que nos possa salvar”, cita o documento, em referência às Escrituras.

Esclarecimento sobre a veneração mariana

O texto explica que Maria é a “primeira e máxima colaboradora” na história da Redenção, mas que sua missão não diminui o lugar único de Jesus Cristo. Assim, venerar Maria deve sempre conduzir ao Filho, e jamais competir com sua glória divina.

“O perigo de obscurecer o lugar exclusivo de Jesus Cristo, Filho de Deus feito homem por nossa salvação, não seria uma verdadeira honra à Mãe”, ressalta o decreto.

Posição em continuidade com o papa Francisco

O documento também recorda falas do papa Francisco, que já havia rejeitado o uso do termo “corredentora” em 2020. À época, Francisco destacou que Maria jamais reivindicou para si um papel de redentora, reconhecendo sempre que Cristo é o único mediador.

“Nossa Senhora não quis tirar nenhum título a Jesus. Ela não pediu para ser uma quase-redentora ou corredentora. O Redentor é um só, e este título não se duplica”, afirmou o pontífice.

Títulos marianos aprovados

A instrução papal também revisa outros títulos atribuídos à Virgem Maria. Entre os reconhecidos oficialmente pela Igreja estão:

  • Mãe dos fiéis

  • Mãe da Igreja

  • Mãe da graça

Todos esses títulos, porém, devem ser compreendidos de modo subordinado à ação de Cristo, destacando Maria como intercessora e modelo de fé, mas não como distribuidora autônoma de graças.

Significado teológico

Com o novo decreto, o papa Leão XIV reafirma a unidade da fé cristã e o princípio de que a salvação vem unicamente de Jesus Cristo, preservando o equilíbrio teológico entre devoção mariana e centralidade de Cristo.
A decisão também representa uma continuidade doutrinária com o pontificado anterior e reforça a linha teológica que busca unir a piedade popular à clareza dogmática da Igreja Católica.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: