Campo Grande (MS), Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025

Política / Justiça

TRE-SP derruba condenação e reverte inelegibilidade de Pablo Marçal em caso do “Pix de apoio”

Tribunal concluiu que não há provas suficientes de abuso de poder econômico; outro processo contra o ex-candidato segue em análise e teve julgamento adiado para dezembro

06/11/2025

19:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu, nesta quinta-feira (6), aceitar o recurso de Pablo Marçal (PRTB) e rejeitar a ação que o havia tornado inelegível por oito anos por suposto abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2024. A decisão foi unânime entre os desembargadores da corte.

O caso diz respeito à promessa de apoio eleitoral feita por Marçal durante a campanha à Prefeitura de São Paulo. Em vídeo publicado nas redes sociais, ele se comprometeu a gravar mensagens de apoio a candidatos a vereador que enviassem um Pix de R$ 5 mil para sua campanha.

“Você conhece alguém que queira ser vereador e é candidato? Essa pessoa vai mandar um Pix para a minha campanha, de doação, Pix de R$ 5.000. Fez essa doação, eu mando o vídeo”, disse o ex-candidato, em setembro de 2024.

Entendimento do TRE-SP

Na decisão, o relator juiz Cláudio Langroiva Pereira reconheceu que o vídeo tem “conteúdo ilícito”, mas afirmou que as provas apresentadas não foram suficientes para confirmar a ocorrência de desequilíbrio eleitoral.

“Embora o vídeo da campanha contenha a proposta ilícita, os elementos probatórios não foram suficientes para demonstrar a amplitude da divulgação e o volume de recursos movimentados de forma desequilibrada”, apontou o magistrado.

A defesa de Marçal também apresentou comprovação da devolução dos valores recebidos, o que contribuiu para o entendimento de que não houve impacto efetivo na disputa eleitoral.

Segunda ação segue em julgamento

Além do caso do Pix, o TRE-SP iniciou o julgamento de uma segunda ação contra Pablo Marçal, também movida pelo PSB, que o acusa de usar cortes de vídeos monetizados nas redes sociais para beneficiar sua candidatura.

Segundo a acusação, o ex-candidato oferecia prêmios e brindes em dinheiro a eleitores que divulgassem seus vídeos — uma prática considerada uso indevido dos meios de comunicação social.

O relator aceitou parcialmente o recurso da defesa, rejeitando as acusações de captação ilícita de recursos e abuso de poder econômico, mas mantendo a inelegibilidade por oito anos. O julgamento foi suspenso por pedido de vista do juiz Regis de Castilho e deve ser retomado em 4 de dezembro.

Contexto

Marçal, que construiu forte presença nas redes sociais e é considerado uma das figuras mais polêmicas do cenário político digital, foi um dos principais adversários de Guilherme Boulos (PSOL) nas eleições de 2024. A ação original havia sido proposta pela coligação de Boulos e pelo PSB.

Com a reversão da primeira condenação, Marçal volta a estar apto para disputar eleições, mas a decisão final dependerá do desfecho da segunda ação ainda em curso.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: