Campo Grande (MS), Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025

Saúde / Prevenção

Novembro Roxo alerta para os riscos do parto prematuro e reforça a importância do pré-natal

Campanha internacional busca conscientizar sobre complicações e prevenção da prematuridade, que atinge 12% dos nascimentos no Brasil

06/11/2025

15:00

DA REDAÇÃO

O Brasil ocupa posição preocupante no ranking mundial de partos prematuros: quase 12% dos bebês nascem antes das 37 semanas de gestação, segundo dados do Ministério da Saúde (2023) — número acima da média global de 10%. A situação acende um alerta sobre a necessidade de cuidados pré-natais adequados e acompanhamento médico contínuo durante a gravidez.

A campanha Novembro Roxo, celebrada mundialmente, tem como objetivo conscientizar a população sobre as causas e consequências da prematuridade e incentivar práticas que reduzam os riscos de complicações para mães e bebês.

Complicações associadas à prematuridade

Os nascimentos prematuros estão diretamente relacionados a uma série de problemas de saúde nos recém-nascidos, incluindo:

  • Dificuldades respiratórias e cardíacas;

  • Fragilidade imunológica;

  • Distúrbios intestinais e neurológicos;

  • Risco aumentado de paralisia cerebral.

Em 2023, o país registrou 300 mil partos prematuros, com diferentes níveis de gravidade, segundo o Ministério da Saúde.

A importância do pré-natal

O neurocirurgião pediátrico Alexandre Canheu ressalta que o acompanhamento pré-natal é fundamental para identificar fatores de risco e reduzir a chance de parto prematuro.

“Essa matriz germinativa termina o seu desenvolvimento na 35ª semana. Então, se o bebê nasce até a 34ª, aquela área ainda é muito sensível e pode sangrar. Quanto mais precoce nasce, maior a chance de hemorragia, e 70% dos casos de paralisia cerebral estão ligados à prematuridade”, explicou o especialista.

Canheu destaca que o ultrassom é um dos principais aliados do pré-natal, permitindo a detecção precoce de hemorragias cerebrais e outras anomalias que, se tratadas a tempo, podem evitar sequelas graves.

Protocolo pioneiro

Para reduzir os impactos da prematuridade, Canheu foi pioneiro na implantação do Protocolo das Hemorragias da Prematuridade, já adotado por grandes hospitais públicos e privados de Londrina (PR). O documento define diretrizes para a prevenção e o manejo de situações críticas, como hemorragia da matriz germinativa.

“Essas crianças, quando tratadas adequadamente, diminuem muito o índice de sequelas motoras e cognitivas. Mesmo que precisem de cirurgia, podem se desenvolver de forma mais adequada e socializada”, afirma o médico.

Um mês de conscientização

Ao longo de novembro, hospitais, maternidades e instituições de saúde em todo o país realizam ações educativas, palestras e campanhas de orientação voltadas às gestantes e familiares. O Novembro Roxo é um convite à reflexão sobre a importância da prevenção, do cuidado e da informação, fatores essenciais para salvar vidas e garantir um início de vida mais saudável aos bebês.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: