Campo Grande (MS), Terça-feira, 28 de Outubro de 2025

Política / Justiça

PF inclui Silas Malafaia em inquérito que investiga Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo

Apuração no STF envolve suspeitas de coação, obstrução e articulação por sanções internacionais contra o Brasil

15/08/2025

09:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Polícia Federal incluiu o pastor Silas Malafaia no mesmo inquérito que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o comentarista Paulo Figueiredo, segundo a GloboNews. O caso, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF), apura supostas ações contra autoridades, contra o tribunal e agentes públicos, além de articulações para obtenção de sanções internacionais contra o Brasil.

Contexto da investigação

O inquérito foi aberto em maio, após ministros do STF cobrarem postura mais firme do Itamaraty diante do aumento de investidas de autoridades norte-americanas contra a Corte, supostamente articuladas por Eduardo Bolsonaro.

As condutas investigadas incluem:

  • Coação no curso do processo (art. 344 do Código Penal)

  • Obstrução de investigação de organização criminosa

  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito

O pedido formal de investigação contra Eduardo partiu do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que apontou que suas ações e declarações públicas ganharam força conforme o STF avançou no processo da trama golpista, em que Bolsonaro, militares e aliados são réus.

Papel de Malafaia no caso

Malafaia é apontado como organizador do ato de apoio a Bolsonaro em 3 de agosto, no qual o ex-presidente participou por vídeo transmitido em redes sociais de terceiros. No dia seguinte, Moraes decretou prisão domiciliar para Bolsonaro.

Durante a manifestação, o pastor criticou candidatos da direita que não compareceram, afirmando que teriam “medo” do STF, e atacou o senador Ciro Nogueira (PP-PI), chamando-o de “traidor” por não apoiar o pedido de impeachment de Moraes. A manifestação foi transmitida no canal oficial de Malafaia no YouTube.

Implicações jurídicas

Especialistas apontam que o enquadramento de Eduardo Bolsonaro no crime de coação pode ser complexo, já que exige comprovação de violência ou ameaça direta. No entanto, o inquérito também investiga a possibilidade de constituição, financiamento ou participação em organização criminosa, além de atos que embaracem investigações.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: