Campo Grande (MS), Sexta-feira, 23 de Maio de 2025

Política / Justiça

Moraes repreende Aldo Rebelo em depoimento no STF e ameaça prisão por desacato

Ex-ministro depõe como testemunha de defesa na ação sobre tentativa de golpe envolvendo aliados de Bolsonaro

23/05/2025

15:00

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), protagonizou um momento tenso durante a oitiva do ex-ministro Aldo Rebelo, nesta sexta-feira (23), na ação que investiga a tentativa de golpe para manter Jair Bolsonaro no poder após as eleições de 2022.

Rebelo compareceu ao Supremo na condição de testemunha de defesa do ex-comandante da Marinha, almirante Almir Garnier, acusado de integrar a suposta trama golpista. Durante o depoimento, foi questionado se Garnier teria colocado tropas à disposição do então presidente, o que poderia indicar apoio à tentativa de ruptura institucional.

Em resposta, Aldo Rebelo tentou relativizar a expressão usada por Garnier, afirmando que seria uma "força de expressão" comum na língua portuguesa, não devendo ser interpretada de forma literal. “Quando alguém diz 'estou frito', não significa que está numa frigideira”, argumentou.

A justificativa irritou Moraes, que interrompeu:
“O senhor estava na reunião quando o almirante Garnier disse a expressão? Então o senhor não tem condição de avaliar a língua portuguesa naquele momento. Atenha-se aos fatos.”

Rebelo rebateu dizendo que não aceitaria censura sobre sua análise linguística:
“A minha apreciação da língua portuguesa é minha e eu não admito censura.”

Moraes, então, elevou o tom:
“Se o senhor não se comportar, o senhor será preso por desacato.”
Rebelo respondeu: “Estou me comportando.”
O ministro concluiu: “Então se comporte e responda à pergunta.”

Fase de depoimentos no STF

A audiência faz parte da fase de oitivas da ação penal em curso na Primeira Turma do STF, que desde segunda-feira (19) ouve testemunhas no processo que apura a articulação de um golpe de Estado.

Nesta etapa, são ouvidas testemunhas de defesa dos réus Alexandre Ramagem (ex-diretor da Abin) e Walter Braga Netto (ex-ministro da Defesa e da Casa Civil). Já foram ouvidos o ex-comandante do Exército Freire Gomes, o ex-comandante da Aeronáutica Baptista Júnior e representantes da Polícia Rodoviária Federal.

Os depoimentos reforçaram, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), a existência de um plano coordenado por Bolsonaro e sua cúpula para rejeitar o resultado das urnas e manter o ex-presidente no poder, mesmo após a derrota nas eleições de 2022.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: