Campo Grande (MS), Segunda-feira, 21 de Abril de 2025

POLÍTICA

Mudança em projeto que flexibiliza Lei da Ficha Limpa elimina brecha que beneficiaria Bolsonaro

Texto que reduz prazo de inelegibilidade segue travado no Senado e divide opiniões entre parlamentares

20/03/2025

07:30

NAOM

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A proposta de lei que flexibiliza a Lei da Ficha Limpa sofreu uma alteração no Senado que impede o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de utilizar a nova legislação para tentar reverter sua inelegibilidade e concorrer às eleições de 2026. O projeto, de autoria da deputada Dani Cunha (União Brasil-RJ), filha do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, tem como ponto principal a redução do prazo de perda dos direitos políticos.

A mudança foi proposta pelo senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) e aceita pelo relator da matéria, Weverton Rocha (PDT-MA). Com isso, foi retirado do texto o trecho que condicionava a inelegibilidade à cassação de registros, de diplomas ou de mandatos, o que, segundo especialistas, elimina a possibilidade de Bolsonaro recorrer à nova legislação para recuperar seus direitos políticos.

Entenda o impacto da mudança

  • Texto original: permitia que políticos inelegíveis por condenação pudessem recorrer, pois a inelegibilidade estaria condicionada à cassação de mandato ou diploma.
  • Nova versão: mantém a inelegibilidade para casos de comportamento grave, removendo o critério anterior e impedindo que Bolsonaro e outros condenados usem a nova legislação para se beneficiarem.

De acordo com o advogado Márlon Reis, um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, a alteração de Randolfe descarta qualquer hipótese de Bolsonaro usar o projeto a seu favor.

Projeto segue travado no Senado

A proposta chegou a ser discutida no plenário do Senado na última terça-feira (18), mas a baixa presença de parlamentares e a possibilidade de derrota levaram ao adiamento da votação.

Segundo fontes do Congresso, a principal resistência ao projeto não veio da emenda de Randolfe, mas da redução drástica dos prazos de inelegibilidade prevista no texto. Atualmente, o prazo de inelegibilidade é cumulativo e pode ultrapassar oito anos, dependendo da decisão judicial e do tempo restante de mandato do político.

Caso o projeto seja aprovado:
O prazo de inelegibilidade será fixado em oito anos (sem possibilidade de aumento);
A contagem começará a partir da decisão judicial, eleição na qual ocorreu o ilícito ou renúncia (e não do trânsito em julgado da condenação);
A inelegibilidade não será cumulativa em caso de múltiplas condenações.

Aliados de Bolsonaro apostam em outro projeto

Diante da alteração que impede a reversão da inelegibilidade de Bolsonaro, seus aliados agora concentram esforços em um projeto de anistia, que tramita na Câmara dos Deputados. No entanto, a proposta enfrenta resistência do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), o que pode dificultar sua aprovação.

Próximos passos

Ainda não há data definida para que o projeto volte à pauta do Senado. Parlamentares avaliam que isso pode demorar, uma vez que Alcolumbre deve viajar na próxima semana e o texto continua gerando divergências entre os congressistas.

O senador Weverton Rocha tem evitado mudanças substanciais no projeto, pois qualquer alteração significativa faria com que o texto voltasse para análise da Câmara dos Deputados, atrasando sua tramitação.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: