Campo Grande (MS), Segunda-feira, 21 de Abril de 2025

DIA DAS CRIANÇAS

5 dicas de presentes para o desenvolvimento motor e cognitivo no brincar

Fisoterapeuta apresenta opções de brinquedos para aproveitar a data com muita diversão, e incentivar a evolução motora e cognitiva no primeiro ano de vida

10/10/2023

14:49

ASSECOM

Ana Luiza Soares é fisioterapeuta

Escolher os presentes certos para o Dia das Crianças é sempre um desafio para os pais, avós e tios, principalmente, pela diversidade de opções. Para facilitar essa decisão, a especialista em fisioterapia neuropediátrica, Ana Luiza Soares, preparou uma lista com 5 brinquedos, que vão ser excelentes parceiros no desenvolvimento cognitivo e motor dos pequenos.

Tapete de atividades - 0 a 3 meses

Além de super divertidos, os tapetes de atividades ajudam a criar estímulos sensoriais táticos, auditivos e visuais para os bebês. O ideal é que a escolha seja sempre por aqueles que tenham figuras ou cores de alto contraste, como preto, branco e vermelho, principalmente, por conta da visão dos bebês de 0 a 3 meses, que é mais desfocada. Ainda, segundo a fisioterapeuta, os modelos que possuem os arcos devem ser muito bem explorados para criar estímulos de movimento e fortalecimento da cabeça, pescoço, pernas e braços. Não basta deixar o pequeno olhando apenas para o alto, é preciso incentivar a posição lateral e o chamado tummy time, de bruços, com objetos como atrativos para interação.

Meias e pulseiras chocalhos - 0 a 5 meses

Embora essa opção possa não parecer tão atrativa, na idade certa irá chamar a atenção e contribuirá bastante com o desenvolvimento. Coloridas e com guizos, as meias e pulseiras com os  barulhinhos feitos pelo chocalho, estimulam a coordenação olho/mão e a gesticulação motora dos bebês. Desta forma, a brincadeira fará com que eles usem os braços para buscar o pezinho e , treinará o movimento ‘canoinha’ que desenvolve a lateralização dos pequenos. 

Kit Sensorial - 0 a 12 meses

Esse provavelmente é um dos favoritos da fisioterapeuta, pois vai acompanhar o desenvolvimento do bebe até pelo menos um ano de idade. Com diferentes objetos como mordedores, bolas, argolas, bastões, fitas e chocalhos, o kit ajuda nas fases intuitiva (0 a 3 meses), em que eles seguram os objetos de forma automática sem noção do tato; a analítica (2 a 6 meses) em que eles começam a explorar as texturas e os movimentos de uma mão para outra; a intencional (4 a 12 meses) em que os movimentos passam a ser direcionados aos objetos, e ajudam muito no desenvolvimento de se arrastar e engatinhar; e a de escolha (5 a 12 meses), em que o bebê seleciona o objeto de acordo com o movimento que precisa fazer, seja engatinhar, se arrastar, girar, etc. 

Brinquedos com movimentos - 06 a 12 meses

Um dos exemplos são os bastões, o famoso “pau de chuva”, em que as bolinhas vão para um lado e para o outro, ou dos triângulos de atividades que oferecem um peso diferente e diversas faces para manusear. Essas são opções super interessantes, pois além do incentivo auditivo, há também o visual e motor. Os bebês adoram passar o brinquedo de uma mão para a outra e explorar os atrativos. 

Mesa criativa 5 a 12 meses

Esta é uma opção que traz muitos benefícios para os bebês, já que eles conseguem brincar e explorar o mesmo brinquedo em várias fases diferentes. Trabalham o raciocínio lógico, a agilidade, além da coordenação motora. Primeiro eles começam com movimentos mais grosseiros da mão até chegarem ao movimento da pinça, por volta dos 8 ou 9 meses de vida. Alongam os músculos dos braços ao mesmo tempo que fortalecem seus apoios para sentar e buscar mexer em tudo. Depois a mesa serve como um banquinho que eles empurram e usam como apoio tanto em pé quanto ajoelhados na posição de gatinho. Fortalecendo a musculatura do abdômen e bumbum, bem como a estabilidade do corpo.

Sobre: Ana Luiza Soares é fisioterapeuta, especialista em assimetria craniana, órtese craniana, torcicolo congênito, fisioterapia respiratória neonatal e pediátrica. Pós Graduada em Fisioterapia Neuropediátrica com 17 anos em UTINeonatal e 6 anos em Ambulatório de seguimento dos bebês de risco. Atualmente trabalha  com intervenção precoce em bebês de zero a 24 meses de vida.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: