Campo Grande (MS), Segunda-feira, 03 de Novembro de 2025

Política / Justiça

Mauro Cid retira tornozeleira eletrônica e inicia cumprimento de pena em regime aberto

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro deve cumprir recolhimento domiciliar noturno e aos fins de semana por condenação na trama golpista

03/11/2025

14:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, compareceu nesta segunda-feira (3) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para audiência que marcou o início do cumprimento de sua pena de dois anos de prisão em regime aberto, imposta no processo referente ao Núcleo 1 da trama golpista. Após a audiência, Cid retirou a tornozeleira eletrônica que usava desde setembro de 2023.

A reunião foi conduzida pela juíza Flavia Martins de Carvalho, auxiliar do ministro Alexandre de Moraes, relator da ação. Durante o encontro, o militar recebeu as orientações sobre as condições da pena, entre elas o recolhimento domiciliar entre 20h e 6h nos dias úteis, além de permanência integral em casa nos fins de semana.

Restrições e benefícios

Cid também está proibido de portar armas, usar redes sociais e manter contato com outros investigados nos processos relacionados à tentativa de golpe de Estado. Apesar da condenação, ele não ficará preso, pois firmou acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR), colaborando com as investigações sobre os bastidores do 8 de janeiro e o envolvimento de Jair Bolsonaro.

Graças ao acordo, Mauro Cid passa a usufruir dos benefícios da colaboração premiada, entre eles proteção policial para si e sua família e o desbloqueio de bens anteriormente apreendidos.

Julgamentos e contexto

Em 11 de setembro, por 4 votos a 1, a Primeira Turma do STF condenou Mauro Cid, Jair Bolsonaro e outros cinco réus por crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

O ex-diretor da Abin e atual deputado Alexandre Ramagem foi condenado por parte dos crimes, beneficiado pela imunidade parlamentar.

Os recursos de Bolsonaro e dos demais condenados serão analisados pela Primeira Turma do STF a partir do dia 7 de novembro, data considerada decisiva para definir se o ex-presidente começará a cumprir sua pena ou poderá adiar o processo com novos recursos.

Pedido negado

Antes da audiência, a defesa de Cid havia solicitado ao Supremo a extinção da pena, alegando que o militar já havia passado mais de dois anos sob prisão preventiva e medidas cautelares, o que equivaleria ao tempo total da condenação. O pedido, contudo, não foi acatado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Com a decisão desta segunda-feira, Mauro Cid permanece em Brasília, sob vigilância da Justiça, mas sem monitoramento eletrônico.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: