Campo Grande (MS), Domingo, 28 de Setembro de 2025

Política

Lula chama PEC da Blindagem de “vergonha nacional” após arquivamento no Senado

Presidente afirmou que proposta foi provocativa e enviou péssimo sinal à sociedade; Alcolumbre determinou arquivamento definitivo

24/09/2025

19:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou nesta quarta-feira (24) a PEC da Blindagem como uma “vergonha nacional” e disse que a proposta teve o “destino que mereceu” ao ser arquivada no Senado. O texto previa que deputados e senadores só poderiam ser processados criminalmente com autorização prévia das respectivas Casas Legislativas e ampliava o foro privilegiado para presidentes de partidos.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) rejeitou a PEC por unanimidade (26 a 0), considerando-a inconstitucional. Em seguida, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), determinou o arquivamento definitivo, sem envio ao plenário.

Durante entrevista em Nova York, onde participa da Assembleia Geral da ONU, Lula disse que a votação foi um equívoco histórico:

“Era previsível que isso acontecesse. O que eu acho equívoco histórico foi colocar aquela PEC em votação. Desnecessária, provocativa e passou um sinal péssimo para a sociedade brasileira.”

O presidente reforçou que ninguém deve ter proteção especial além da lei:

“O único jeito das pessoas serem protegidas é não fazerem coisas erradas. Você não pode querer uma proteção que a sociedade não tem. Você tá com medo do quê?”

A proposta, já aprovada pela Câmara dos Deputados, foi alvo de manifestações populares em todas as capitais brasileiras no último domingo (21), que também protestaram contra a chamada PEC da Anistia, voltada para beneficiar condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Alcolumbre encerrou o assunto ao anunciar o arquivamento:

“Esta presidência, com amparo regimental claríssimo, determina o seu arquivamento sem deliberação de Plenário.”

Com o arquivamento, a PEC da Blindagem não deverá voltar à pauta do Congresso, encerrando uma das propostas mais contestadas do Legislativo neste ano.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: