Campo Grande (MS), Terça-feira, 16 de Setembro de 2025

Política

Temer diz que atritos com EUA reforçaram discurso eleitoral de Lula e critica “carta provocativa” ao New York Times

Ex-presidente afirma que sanções impostas por Trump fortaleceram narrativa de soberania nacional e defende diálogo direto entre líderes

16/09/2025

07:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou nesta segunda-feira (15.set.2025) que os atritos recentes entre o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), acabaram fortalecendo a imagem política do petista no cenário interno.

Segundo Temer, as sanções norte-americanas ao Brasil e as críticas de Washington ao Judiciário brasileiro foram apropriadas por Lula como símbolo de resistência.

“Esse gesto dos EUA recuperou a figura do Lula, invocou-se soberania nacional, ‘aqui ninguém põe o pé, etc’. Levantou a história eleitoral do Lula”, declarou Temer em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

Defesa do diálogo com Trump

Apesar de reconhecer os ganhos políticos para Lula, Temer criticou a postura do presidente brasileiro diante da crise diplomática. O emedebista defendeu uma abordagem mais pragmática e afirmou que teria buscado contato direto com o norte-americano:

“Nessas questões, não se deve pensar em uma questão eleitoral, deve se pensar no Brasil. Eu telefonaria para o Trump. O diálogo é fundamental. Você sabe que eu acho que ele atenderia o telefone. E se atende, começa um diálogo”, disse.

Críticas à carta publicada no New York Times

Temer também reagiu ao artigo escrito por Lula e publicado no domingo (14.set) pelo jornal norte-americano. Para o ex-presidente, o texto teve caráter mais interno do que diplomático:

“Lamento dizer, mas esta carta foi provocativa, foi uma carta para o povo brasileiro. Lá na carta é dito que Trump é desonesto, que é falso”, criticou.

Impasse sobre o tarifaço

Desde o anúncio das tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, em vigor desde 6 de agosto, Lula não fez contato direto com Trump.

  • Em declarações na época, o petista afirmou ter a “intuição” de que o norte-americano “não quer conversar” e que não se “humilharia” para buscar diálogo.

  • Trump, por sua vez, disse que o presidente brasileiro “pode ligar quando quiser”.

  • No início de setembro, Lula voltou a afirmar que “Trump não quer conversar” sobre o tarifaço.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: