Política / Economia
Tereza Cristina intensifica negociações para barrar ‘tarifaço’ de Trump sobre carne brasileira
Senadora sul-mato-grossense atua para ampliar lista de produtos isentos de tarifa de 50% e proteger o agronegócio nacional
01/08/2025
18:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A senadora Tereza Cristina (Progressistas-MS) afirmou, nesta sexta-feira (1º), que segue atuando para impedir que a carne brasileira seja incluída no tarifaço de 50% imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos exportados pelo Brasil. A medida, que começa a valer no dia 6 de agosto, ameaça impactar diretamente setores estratégicos do agronegócio nacional e de Mato Grosso do Sul.
Em publicação nas redes sociais, a ex-ministra da Agricultura destacou que participou, nesta semana, de uma comitiva de senadores brasileiros em Washington. Durante a missão, conseguiu, junto ao grupo, que centenas de produtos fossem excluídos da nova tarifa.
Apesar do avanço, Tereza Cristina ressaltou que as negociações continuam, agora em solo brasileiro, para ampliar a lista de isenções.
“Vamos trabalhar para que o café, frutas como manga, cacau, açaí, a carne, os pescados e o etanol possam também ser beneficiados”, afirmou.
O etanol e a carne bovina — ambos citados pela senadora — são dois dos principais produtos da pauta de exportações de Mato Grosso do Sul, o que torna a defesa desses itens estratégica para preservar empregos, renda e competitividade no estado.
Durante sua estadia nos Estados Unidos, Tereza Cristina se reuniu com senadores e empresários americanos, que, segundo ela, também demonstraram preocupação com os efeitos da tarifa para as relações comerciais entre os dois países.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Problemas na empresa? O SIMPI resolve!
Leia Mais
Ministério Público da Itália dá parecer favorável à extradição de Carla Zambelli
Leia Mais
Fachin autoriza Fux a integrar Segunda Turma do STF
Leia Mais
Sebrae e MDS revelam que 2,5 milhões de inscritos no CadÚnico se tornaram MEI com estímulo ao empreendedorismo
Municípios