Economia / Política
Haddad viaja aos EUA para atrair investimentos em data centers e fortalecer agenda econômica internacional
Ministro da Fazenda terá reuniões com big techs, participa de fórum econômico e segue para o México para ampliar relações bilaterais
03/05/2025
11:00
AGÊNCIA BRASIL
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, inicia neste sábado (3) uma agenda internacional com foco na atração de investimentos para data centers no Brasil e no fortalecimento da política econômica brasileira junto a grandes empresas de tecnologia e autoridades internacionais. A viagem começa pela Califórnia (EUA) e, em seguida, o ministro segue para o México, retornando ao Brasil na quinta-feira (8).
Durante sua estadia nos Estados Unidos, Haddad pretende apresentar o Plano Nacional de Data Centers, que será enviado ao Congresso nas próximas semanas. A proposta prevê desoneração de bens de capital para empresas do setor de tecnologia da informação e busca posicionar o Brasil como hub sustentável de infraestrutura digital, aproveitando a alta participação de energia renovável na matriz energética nacional.
O primeiro compromisso será neste domingo (4) em um jantar privado com investidores internacionais, promovido pelo Instituto Milken, em Los Angeles. Na segunda-feira (5), Haddad participa de painel econômico fechado com empresários e economistas dos EUA e depois concede uma entrevista pública ao lado da vice-presidente do Instituto, Laura Lacey.
Ainda na segunda, o ministro se reúne com Ruth Porat, CFO do Google, e com Jensen Huang, CEO da Nvidia, além de visitar a sede da empresa. Na terça-feira (6), em San José, participa de uma mesa-redonda com cerca de 40 executivos de tecnologia, promovida pela Amcham Brasil, e mantém agenda com executivos da Amazon.
“Somos deficitários na balança de serviços e contratamos 60% da nossa TI fora do país. O novo plano busca mudar esse cenário e atrair investimentos que fiquem no Brasil”, disse Haddad em entrevista recente.
Haddad chega à Cidade do México na noite de terça-feira (6). Na manhã de quarta (7), participa de café da manhã com brasileiros que atuam em empresas locais e multinacionais e depois se reúne com o secretário da Fazenda e Crédito Público mexicano, Edgar Amador Zamorra.
A pauta inclui a discussão de estratégias conjuntas de desenvolvimento e globalização sustentável, em linha com os compromissos firmados entre os presidentes Lula e Claudia Sheinbaum durante a conferência da Celac em Honduras.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula sanciona Orçamento de 2026 com vetos a R$ 393 milhões usados para inflar emendas parlamentares
Leia Mais
Suspensão de vistos dos EUA não atinge turistas brasileiros e entra em vigor em 21 de janeiro
Leia Mais
Malafaia chama Damares de “linguaruda” após senadora citar igrejas em esquema de fraudes no INSS
Leia Mais
Deputado de MS propõe que trabalhador passe a pagar FGTS, INSS e Imposto de Renda diretamente
Municípios