Campo Grande (MS), Sábado, 10 de Maio de 2025

Justiça

Aos 25 anos, mineira se torna a mais jovem juíza federal do Brasil ao tomar posse no TRF1

Luísa Militão Vicente Barroso superou obstáculos e conquistou o cargo após trajetória marcada por dedicação intensa e resiliência

27/04/2025

13:45

NAOM

DA REDAÇÃO

Aos 25 anos, Luísa Militão se tornou a juíza mais nova do Brasil — Foto: Reprodução/Redes sociais

Aos 25 anos, Luísa Militão Vicente Barroso tomou posse como juíza do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília, tornando-se a mais jovem magistrada federal em atuação no país, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Formada há apenas quatro anos, a mineira de Inhapim (MG) compartilha uma trajetória de intensa preparação e superação.

Trajetória de estudos e determinação
Luísa deixou a cidade natal aos 16 anos para cursar o ensino médio no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde também se formou em Direito. Durante a graduação, já vislumbrava a carreira pública, conciliando estudos com trabalho na Promotoria de Justiça de Inhapim.

Antes de ser nomeada para o TRF1, a jovem foi aprovada para promotora no Ministério Público da Bahia (MPBA) e também na Defensoria Pública de Minas Gerais.

"Estudar, saber, agir e vencer. Carrego essas quatro palavras do lema da UFV comigo em meu coração, como uma estrela guia," declarou em publicação nas redes sociais.

Rotina intensa de preparação:

  • Estudo de oito horas líquidas por dia;

  • Videoaulas e leituras de segunda a sexta-feira;

  • Simulados nos fins de semana;

  • Prática de atividade física regular;

  • Conciliação de estudos com o casamento e mudança para Vitória da Conquista (BA).

Resiliência diante das dificuldades
O caminho até a aprovação também foi marcado por reprovações e momentos de frustração. Em um dos certames, a exigência de tempo de prática profissional quase a eliminou, mas, com o atraso no processo, conseguiu concluir o requisito a tempo.

No concurso do TRF1, enfrentou sua maior dificuldade: foi inicialmente reprovada na fase de sentença criminal, mas conseguiu reverter o resultado com recurso, avançando para a prova oral e garantindo o segundo lugar no concurso.

"Quando fui reprovada, senti um grande vazio. Foi o pior momento da minha trajetória. Mas também entendi que era responsável pelos meus resultados," relatou Luísa.

Destaques da conquista:

  • Aprovada em segundo lugar no concurso do TRF1;

  • Mais jovem juíza federal em atividade no Brasil;

  • Defensora do equilíbrio entre estudo, saúde física e vida pessoal.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: