Campo Grande (MS), Quarta-feira, 27 de Agosto de 2025

Política / Justiça

Motta pauta “pacote da impunidade” e bolsonaristas se articulam por anistia após julgamento de Bolsonaro no STF

PEC das prerrogativas é vista como primeiro passo; aliados do ex-presidente celebram declaração de Barroso de que tema será político após decisão do Supremo

27/08/2025

07:52

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), colocou em pauta nesta quarta-feira (27) o chamado “pacote da impunidade”, conjunto de propostas negociadas entre líderes partidários e o ex-presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). A movimentação ocorre semanas após o motim de deputados bolsonaristas que invadiram o plenário, em protesto contra o andamento dos processos contra Jair Bolsonaro (PL).

Segundo líderes de pelo menos cinco bancadas, a votação do pacote era a “fatura combinada” para que Motta reassumisse o comando da Câmara. Publicamente, o deputado negou a existência do acordo, mas nos bastidores avalia-se que não havia saída diante da pressão.

PEC das prerrogativas como primeiro passo

A proposta central do pacote é a PEC das prerrogativas, que garante foro privilegiado e limita decisões monocráticas do Judiciário. Bolsonaristas consideram a medida o primeiro passo em direção à anistia dos condenados pela trama golpista de 8 de janeiro e do próprio Bolsonaro, cujo julgamento no STF começa em 2 de setembro.

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, confirmou em entrevista que comunicou Motta sobre o acordo firmado entre as lideranças:

“O Motta não deu ok, nem nada. Nós só comunicamos ele o acordo dos líderes”, disse.

Parlamentares avaliam que a PEC do foro privilegiado, também pautada, deve ter mais dificuldades para avançar, mas lembram que o compromisso firmado era de colocar os temas em discussão, não necessariamente aprová-los.

Estratégia bolsonarista: anistia após julgamento

Nos bastidores, aliados de Bolsonaro afirmam que a segunda etapa do pacote é a anistia. A estratégia é centrar esforços no Congresso após o STF deliberar sobre o ex-presidente. A fala do ministro Luís Roberto Barroso, presidente da Corte, foi interpretada como sinal verde. Na semana passada, Barroso afirmou que a anistia, antes do julgamento, era uma “impossibilidade”, mas que, após a decisão judicial, o assunto passa a ser “uma questão política”.

A declaração animou o grupo, que agora vê a possibilidade de transformar a anistia em pauta prioritária após o julgamento, alinhando Congresso e Planalto em uma disputa que pode marcar o tabuleiro político de 2026.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: